Semas orienta comitê municipal para avanço do Projeto Orla de Óbidos

Orientar os representantes do Comitê Técnico Municipal do Projeto Orla, no município de Óbidos, oeste do Pará, foi o objetivo da visita técnica realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da equipe da Gerência de Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ambiental (Gercoz), entre 23 e 26 de julho. Na ocasião, foram feitas as tratativas que antecedem a legitimação do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Projeto Orla, por intermédio de Audiência Pública, prevista para ocorrer no próximo mês novembro, de acordo com planejamento do próprio município.

O Comitê municipal é composto pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e pelas secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Finanças; de Meio Ambiente, e as de Educação e Cultura.

Segundo o técnico ambiental da Semas, Alain Patrick, a legitimação do PGI será uma grande conquista para o município. “A partir do Plano, poderão ser trabalhados os projetos executivos, com atendimento das ações e medidas prioritárias, considerando os entraves e os conflitos locais identificados neste instrumento de gestão”.

Além das orientações relatadas ao Comitê Técnico Municipal do Projeto Orla, foram realizadas visitas aos trechos da Orla do Centro e do Lago Pauxis, no intuito de observar os processos erosivos já iniciados nesses ambientes e possível contaminação das águas, por causa do lançamento de resíduos – lixo doméstico –, e efluentes provenientes de esgotos sanitários de residências e de pequenos estabelecimentos comerciais do entorno.

Os problemas identificados no PGI do município, consideram as fontes geradoras e os impactos nos trechos de orlas. A legitimação deste instrumento de gestão local promoverá ações e medidas estratégicas de sensibilização, educação ambiental, fiscalização, entre outras, direcionadas para o ordenamento ambiental.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara