Novos agentes ambientais são preparados no município de Acará

13/08/2019 13h33 | Atualizado em 14/08/2019 16h01 Por ASCOM

Mais uma oficina de Formação de Agentes Ambientais municipais foi desenvolvida por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), desta vez no município de Acará, no nordeste paraense, de 5 a 9 de agosto, para cerca de 35 participantes. O público de jovens do ensino médio, professores, representantes da Igreja, técnicos da prefeitura municipal e líderes das comunidades da cidade vão ajudar na multiplicação dos conhecimentos adquiridos, na vigilância ambiental nos bairros, comunidades e escolas locais.

Este ano, a formação de agentes ambientais já ocorreu nos municípios de Palestina do Pará, Portel, Melgaço, Terra Alta, Curralinho, Quatipuru, Abaetetuba e mais recentemente em Belém, no bairro da Cabanagem.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) de Acará, Ajairdo Felizardo dos Santos, e equipe receberam os servidores que ministraram a oficina, Gilton Moura e Sineide Wu, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas.

Uma palestra sobre resíduos sólidos e impactos ambientais, outros assuntos e mostra de vídeos estimulando a reflexão sobre resíduos jogados nos rios e as consequências negativas dessa prática aos animais aquáticos, que os confundem com alimentos. Entrega de cartilhas educativas e atividades de ginástica laboral, também estiveram na programação da oficina. O jogo Amigo do Meio Ambiente, elaborado pela Ceam, foi utilizado de forma lúdica, e o plantio de mudas regionais sensibilizou os participantes para atitudes sustentáveis.

Houve visita técnica da equipe da Semas em campo, junto com a Sematur do Acará, identificando os impactos ambientais, com propostas de possíveis soluções, em quatro pontos do município: a Trilha dos Morcegos, Área de Preservação Permanente; o Igarapé Curiteua, destacando-se o assoreamento e a presença de resíduos no entorno; Área de Extração Mineral, onde pode-se observar o impacto ambiental causado pela atividade; e uma Comunidade Quilombola.

A entrega dos Certificados aos novos Agentes Ambientais capacitados foi realizada pelos técnicos da Semas, pelo secretário da Sematur e pelo vereador, José Agostinho Viana.

Segundo Silas Cardoso, um dos novos agentes ambientais do município, “foi um prazer muito grande participar dessa oficina. Foi ótima, excelente. É a primeira vez que participo de uma oficina de meio ambiente. Aprendemos muitas coisas e nosso entendimento abre para essa questão da preservação. Creio que não só esta turma, mas a cidade do Acará está de parabéns por ter recebido essa oficina aqui. Como a gente vem falando: preservar o meio ambiente é vida, é saúde, é energia, é cuidado e é tudo que envolve a natureza”.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara