TerPaz transforma moradores da Cabanagem em Agentes Ambientais

O encerramento da oficina de formação de agentes ambientais para moradores do bairro da Cabanagem, em Belém, ocorreu no Parque Estadual do Utinga, nesta sexta-feira (9), com entrega de certificados, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para os concluintes. Houve também visitação guiada no Parque, por integrantes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IdeflorBio), responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental.  A capacitação integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Pará em áreas de grande vulnerabilidade social.

A oficina iniciou na terça-feira, quando técnicos da Semas explicaram aos inscritos sobre a necessidade da coleta seletiva dos resíduos e da reciclagem, para melhoria do meio ambiente e geração de renda.

No segundo dia da atividade, quarta-feira, a oficina contou com a presença da catadora de lixo, Maria Aragão, que contou sua experiência desde os tempos que atuava no lixão do Aurá até agora como integrante da Associação Cidadania para Todos, onde aproveitam o material reciclável para ganhar dinheiro e melhorar a vida.

Na quinta-feira teve visita na feira da Cabanagem para os participantes verem os problemas ambientais de perto: acondicionamento de alimentos, esgoto a céu aberto, exposição de resíduos e outras questões ambientais enfrentadas no local.

“Fizemos primeiro a oficina de compostagem e depois essa de formação de agentes ambientais, onde focamos coleta seletiva e reciclagem. Vamos trabalhar sempre de forma integrada com outras instituições no TerPaz”, ressaltou o diretor da Semas, Walber Paula.

A presidente do IdeflorBio, karla Bengtson, afirmou que essa formação de agentes ambientais é uma grande conquista do Programa do governo TerPaz. “Uma das molas mestras nesse processo de transformação perpassa pela educação. Muitos moradores da área metropolitana de Belém não conhecem o Parque Estadual do Utinga. Muitas pessoas não sabem que é uma Unidade de Conservação. É esse envolvimento que a sociedade precisa ter a oportunidade de vivenciar para que posturas sejam mudadas. Com certeza será uma experiência inesquecível. É um momento ímpar para o Estado do Pará. É o que vai estimular outras pessoas nesse sentimento de pertencimento”

Sebastião Parente, morador da Cabanagem, declarou que “essa oficina vou levar comigo para onde eu for e repassar para outros moradores e ajudar a combater os problemas ambientais. Vou ser espelho pra todos”.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara