#TBT Semas no Encontro Nacional de Implantação do Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou do VI encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), este mês, em Brasília (DF), que teve objetivo de promover fortalecimento nas ações de cooperação técnica entre a União, Estados e o Distrito Federal, na construção das atividades necessárias para implementar o Cadastro Rural Ambiental e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), em escala nacional.

A Semas foi representada pelos diretores Walber Teixeira, de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored); Maximira Silva, de Geotecnologias (Digeo), Carla Reis, de Tecnologia da Informação; Julianne Moutinho do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes e pelo gerente de Planejamento Ambiental, Edinelson Cardoso.

O evento contou ainda com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. e de órgãos gestores do CAR de 24 unidades federais: Serviço Florestal Brasileiro, Projeto de Fortalecimento da Regularização Ambiental no Brasil da Cooperação Técnica Alemã (Giz); Universidade Federal de Lavras, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, dentre outros.

Na programação foram discutidas as diretrizes de implantação do Código Florestal, com apresentação do novo aplicativo da Central do Proprietário/Possuidor. Os Estados presentes explicaram a situação da Regularização Ambiental a partir do CAR e PRA. Foram organizados balcões de atendimentos com prestação de serviços e esclarecimentos sobre os projetos e oficinas sobre regularização ambiental.

Segundo o diretor da Semas, Walber Teixeira, o objetivo da secretaria é aumentar o número de adesões ao Programa de Regularização Ambiental (PRA/PA). “O nosso trabalho estimula proprietários e possuidores de imóveis rurais a regularizem suas áreas com passivos ambientais, a partir dos projetos de recuperação de áreas degradadas e alteradas e com a identificação de ativos florestais, que trarão benefícios econômicos e ambientais à sociedade”, avalia.

Os estados do Pará e Santa Catarina serão os primeiros estados a receber o novo sistema dinamizado de análise do Cadastro Ambiental Rural, desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro. O Pará, a partir do avanço e experiências no processo de implementação do CAR foi o estado escolhido para o piloto da ferramenta. Atualmente mais 210 mil imóveis, cerca de 75% da área cadastrável do Estado, estão inscritos no estado.

 

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara

Semaspara

Semaspara