Semas desenvolve ações para municipalização da gestão ambiental em Curralinho

No município de Curralinho, na ilha do Marajó, desde segunda-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) desenvolve ações de Educação ambiental, orientações sobre licenciamento ambiental, fiscalização, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outras capacitações. As atividades permanecem até quinta-feira (11), direcionadas a servidores municipais, para municipalização da gestão ambiental, à descentralização do gerenciamento do meio ambiente.

As atividades iniciaram na terça-feira (9), com uma Oficina de Formação de Agentes Ambientais, ministrada por técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas. A ação atendeu moradores da Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande Pracuúba, na zona rural do município. Estudantes, professores da Escola Agroecológica, integrantes da Associação de Catadores e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), também participaram da ação. Houve ainda um mutirão de limpeza na praia do Erivan, com alunos que participaram da oficina.

Fiscalização – Técnicos da Diretoria de Fiscalização (Difisc), da Semas, acompanhada de servidores da Semma de Curralinho, fizeram vistoria e autuaram madeireiras ilegais, ao longo do rio Samanajós. Procedimentos para o Licenciamento Ambiental, com organização de Check list também estiveram na pauta das ações.

CAR – Equipe do Cadastro Ambiental Rural (CAR), da Semas, apresentou orientações sobre as áreas que devem possuir CAR e ainda sobre assentamentos. As explicações mostraram que a adesão às normas legislativas são fundamentais, para que o município comece a fazer a análise do Cadastro.

Oficina – Na quarta-feira (10), houve visita ao lixão municipal e à orla da cidade, com debates acerca dos problemas socioambientais dessas áreas.

O secretário de Meio Ambiente de Curralinho, Sandro Abreu, disse que essas ações desenvolvidas no município, para a descentralização da gestão ambiental, dão melhor qualidade operacional aos servidores municipais para atendimento ao público. “É de suma importância a melhoria da qualificação do servidor municipal. Essa capacitação multidisciplinar vai dar mais qualidade para o atendimento. Queremos ampliar esse contato com o órgão ambiental do estado”, almeja. “

O encerramento das atividades ambientais está programado para quinta-feira (11), que será marcado com plantio de 35 mudas de árvores, pelos 35 agentes ambientais formados no município, com a presença da prefeita de Curralinho, Alda Aires.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara