Capacitação de técnicos de núcleos regionais da Semas nivela o conhecimento

A transmissão do conhecimento ambiental, com orientações para mostrar a importância da capacitação técnica, fazendo os profissionais refletirem e conhecerem as politicas públicas marcaram a semana da capacitação, iniciada na segunda-feira (10), direcionada a técnicos dos Núcleos Regionais (Nures) – Paragominas, Marabá, Altamira, Itaituba, Redenção e Santarém -, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O último dia do curso ocorreu nesta sexta-feira (14), com apresentação do licenciamento ambiental de comércio e Serviços.

Coordenado pela Diretoria de Gestão dos Núcleos Regionais e de Regularidade Ambiental (Dinure), o curso debateu assuntos de interesse profissional da Semas, como barragem de mineração, barragens industriais, recursos hídricos, hidrologia, meteorologia, mudanças climáticas,, projeto luz para todos, licenciamento ambiental de comércio e serviços, entre outras competências do órgão gestor ambiental do estado.
Na abertura da programação, a capacitação englobou as barragens de maneira geral e barragens de mineração. Na quarta-feira o tema debatido pela coordenadoria de Gestão Agropastoril e Industrial orientou sobre licença ambiental simplificada e a seguir teve apresentação da Celpa. Na quinta-feira (13), toda a turma formada por técnicos dos Nures, realizou visita técnica às instalações da Hydro Alunorte, para verificar in loco, as condições da barragem de rejeitos da refinaria de alumina e demais características da indústria.

Lília Reis, diretora dos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental, considera que a capacitação é de grande utilidade para o melhor desempenho dos técnicos dos municípios. “As novas informações contribuíram muito para a qualificação profissional dos participantes dos núcleos regionais da Semas e também para nivelar o conhecimento em relação aos técnicos da sede da instituição gestora ambiental do Pará, em Belém”.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara