Encerramento da Semana do Meio Ambiente ocorreu no Parque Estadual do Utinga

O encerramento da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), ocorreu no Parque Estadual do Utinga (Peut), neste sábado (8), no Centro de Acolhimento do Parque, com apresentação de cine ambiental e também na unidade da Semas dentro do Parque. A programação, teve a parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) que realizou o sorteio de uma bicicleta infantil e orientou os visitantes de todas as idades sobre os cuidados com a preservação.
“É através da educação que vamos alcançar mudanças de atitudes e comprometimento com a o meio ambiente”, avaliou, karla Bengtson, presidente do Ideflor-bio ao falar sobre as ações voltadas as crianças.
Na frente do prédio da Semas dentro do Parque, o projeto “Semeando a Educação Ambiental” realizou ações lúdicas para 39 crianças frequentadoras de Igreja localizada do entorno do Parque. A Heloísa, de 8 anos adorou a pintura da sacola ecológica. “Eu pintei o mar de azul, a terra e verde e bichinhos. Tem que cuidar de todos eles”, comentou a menina.
Para a coordenadora de educação ambiental da Semas, Andreia Monteiro, as ações realizadas nesse sábado representam um bom caminho para o amanhã. “o público infantil será o nosso adulto. A gente tem que trabalhar pra educar e conscientizar e assim garantir a preservação do meio ambiente no futuro”, explicou.
Semana – No decorrer da Semana do Meio Ambiente foram debatidos temas como mudanças climáticas, recursos hídricos, monitoramento e educação ambiental, gerenciamento costeiro, os desafios das barragens no Pará, iniciativas organizacionais para a sustentabilidade, oficinas de coletores de resíduos sólidos e de compostagem, entre outros assuntos que visaram dialogar com o público acerca dos desafios da gestão ambiental no Pará.
Toda a programação foi pensada para debater, com a sociedade, questões estratégicas vinculadas ao processo de gestão do meio ambiente. Essa difusão de conhecimento e de experiências ambientalmente sustentáveis são direcionadas e adaptadas à realidade ambiental do estado.
“A programação da Semas foi montada antes mesmo da Semana iniciar. Realizamos uma mesa-redonda de alto nível para debater os rumos do Meio Ambiente no Brasil,  estamos coroando esse momento com educação e sempre ficamos em ações para o desenvolvimento sociedade respeitando o biodiversidade”, afirmou o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

Siga a Semas nas redes sociais!

Semaspara