Dia Mundial da Água é comemorado com palestras sobre gestão de recursos hídricos

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou o seminário Água: Desafios da Gestão Integrada, para debater o conhecimento técnico e científico que envolve os recursos hídricos e mudanças climáticas como mecanismo de reflexão da sociedade para o uso racional e sustentável da água – direito das atuais e futuras gerações.

A secretária de Meio Ambiente do Pará, em exercício, Lilian Haber, presidiu a mesa de abertura do evento, que contou também com os diretores do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Eliane Coutinho; de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas, Saulo Carvalho; e a de Recursos Hídricos, Luciene Chaves, os dois finais da Semas.

A engenheira sanitarista da Semas, Verônica Bittencourt, expôs na palestra Os Desafios para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, a necessidade da integração das diversas áreas profissionais para a coordenação e desenvolvimento de um gerenciamento eficaz.

Integração entre a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Política de Saneamento foi o tema da palestra do representante do Instituto Federal do Pará, Valdinei Mendes, que abordou o dia a dia da população direcionado para o descarte inadequado do lixo e destinação de esgotos.

O meteorologista da Semas, Saulo Carvalho, explanou sobre os desafios para adaptação e mitigação às mudanças climáticas no âmbito dos recursos hídricos. A professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA), Aline Meiguins, explicou a necessidade da integração entre as políticas de Recursos Hídricos e a de Meio Ambiente. Filipe Gomes Dias, da área das ciências ambientais, foi palestrante sobre o mesmo tema.

No encerramento do seminário, o meteorologista, da Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas, Antonio Sousa, orientou os participantes, estudantes universitários e técnicos, sobre a observação meteorológica para monitoramento das águas.