Ciclo de palestras dá ênfase a políticas de gestão do meio ambiente e da educação formal

A política estadual de educação ambiental na gestão de meio ambiente e na gestão da educação formal foi o foco inicial para a geração de um ciclo de palestras, que ocorreu na sexta-feira (22), no auditório da Semas, no Parque Estadual do Utinga. As palestras foram fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que levou os alunos do mestrado para receberem informações sobre a política de educação ambiental gerenciada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de forma compartilhada com a Secretaria de Educação (Seduc).

A palestra inicial teve o geógrafo da Gerência de Educação Ambiental, Lucivaldo Pontes, que expôs aos participantes a importância da educação ambiental no processo de gestão estadual de meio ambiente. “A palestra mostra a importância da educação ambiental dentro do processo de gestão do meio ambiente em três momentos. O primeiro momento é a educação ambiental dentro do processo de gestão enquanto instrumento de gestão. No segundo momento trabalhando a educação ambiental dentro da esfera formal de ensino básico da Educação Ambiental. E no terceiro momento é algo mais específico: a educação ambiental dentro do licenciamento ambiental”, orienta.

O sociólogo, da gerência de licenciamento ambiental de indústrias, da Semas, Mário Nascimento, apresentou a educação ambiental e o licenciamento ambiental na gestão estadual de meio ambiente. A política nacional de educação ambiental na gestão estadual de educação foi demonstrada pela pedagoga Emily da Silva, da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Professora de Biologia da Educação Básica e aluna do mestrado na UFPA, Luziane Santos participou das palestras e disse que já vem trabalhando a questão ambiental principalmente com o reaproveitamento de material sólido para construção de material didático. “Estou levando mais conhecimento e oportunidade para dentro da sala de aula e também para a comunidade no meio externo”.