Apresentação do secretário de Meio Ambiente a servidores da Semas teve saldo positivo

Belém, 04/02/19 – A apresentação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, José Mauro O’ de Almeida, aos servidores do órgão gestor ambiental do estado ocorreu nesta terça-feira (5), no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Durante o encontro, o secretário expôs, em linhas gerais, os objetivos dessa administração que inicia essa nova fase de governo estadual. Na mesa, juntamente com o secretário, estavam os secretários adjuntos de Recursos Hídricos, Lílian Haber; Administrativa e Tecnologias, Andréa Maués; e o de Regularidade Ambiental, Rodolfo Zahluth.

Entre os assuntos abordados, não faltaram os recentes desastres ambientais com rompimento de barragens nos municípios de Mariana, em 2015 e em Brumadinho, dia 25 de janeiro deste ano, ambos no estado de Minas Gerais, que gerou uma atenção maior com o Pará, por causa da intensa atividade minerária desenvolvida no estado, e que necessitam de cuidados para preservação do meio ambiente.

De acordo com o secretário, é preciso descentralizar políticas públicas e práticas ambientais para que os municípios sigam com autonomia.  Ele também enumerou projetos e planos de governo voltados para resíduos sólidos, clima, política florestal e prevenção a desastres naturais, com necessidade de sintonia entre as diretorias da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para que o usuário tenha uma resposta única.

O secretário também destacou a atuação do servidor público com postura ativa, para demonstrar a importância da Semas na construção de um processo onde todos possam participar, com transparência. “A identidade de cada pessoa é útil para que se faça mais. Eu quero conhecer cada um de vocês, cada setor. Saber como estão, qual o anseio de vocês. Isso é uma relação fraterna e muito respeitosa. A gente precisa ter essa relação”, avalia.

A secretária adjunta de Recursos Hídricos e Clima, Lílian Haber, considera que a integração e a participação dos servidores importantes para se alcançar bons resultados. “A gente só vai conseguir o resultado positivo esperado pela sociedade se tivermos uma atuação coletivamente firmada e hoje é o primeiro passo para que isso aconteça e torne-se realidade”.

Organização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), melhoramentos no sistema da Tecnologia da Informação (TI) da Semas, e incentivo a parcerias com as universidades federais do Pará (UFPA), e Rural da Amazônia (Ufra) e outras instituições de ensino superior são fundamentais para o bom desempenho público. “Essas parcerias trazem a academia para melhorar a capacitação dos servidores, com bons resultados”, ressalta o secretário.