Primeira reunião do ano da Agenda Ambiental na Administração Pública ocorreu na Semas

Belém, 31/01/19 – No seu local de trabalho, você se preocupa com o lixo que gera? O que você faz para ter um consumo consciente? Pensar num futuro mais sustentável não é dever apenas de casa, é uma iniciativa que pode ser realizada no ambiente profissional. Na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a preocupação dos trabalhadores motivou a primeira reunião, em 2019, da comissão de servidores da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (31), com a secretária de Meio Ambiente do Pará, em exercício, Lílian Haber. No encontro houve apresentação dos objetivos da A3P e as expectativas de práticas sustentáveis no dia a dia dentro da secretaria e no ambiente externo, com consumo consciente, reciclagem e reutilização de materiais, com menos impacto aos recursos naturais e redução dos gastos institucionais.

Entre os objetivos da A3P – Programa do Ministério do Meio Ambiente, que recebeu adesão da Semas – está o estímulo aos funcionários públicos da Semas a incorporarem princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos. Outra finalidade é que as ações também sirvam de exemplo para outras secretarias estaduais e municipais de meio ambiente do estado.

A criação da Comissão Gestora A3P foi oficializada com a publicação de Portaria no Diário Oficial do Estado em 2015. As elaborações do diagnóstico ambiental da Semas e do Plano de gestão socioambiental já foram realizadas. O próximo passo é o Plano de Capacitação Interna, que está programado para ser executado este ano e em 2020, por meio de palestras, reuniões, cursos e oficinas, direcionado aos servidores e funcionários terceirizados.

Lílian Haber, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, interina, avalia que as ações vão promover práticas sustentáveis para preservação do meio ambiente, com economia à administração pública, e mais integração dos servidores no trabalho. “Vejo a comissão muito motivada todo mundo muito empolgado, vejo um bom cenário pela frente e a Semas tem que fazer o dever de casa e quanto mais servidores se engajarem nesse processo vai ser melhor”.

A técnica em gestão ambiental, da Semas Mariane da Gama, integrante da comissão A3P considerou a reunião útil para colocar as demandas necessárias, para a secretária saber o que está sendo projetado para o futuro. “A gente está tentando buscar ser uma referência, ser exemplo pra outras instituições”.

As atuações da A3P já resultaram em caminhadas no Parque do Utinga, distribuição de canecas para uso dos funcionários na redução da utilização de copos descartáveis, palestras, exibição de filmes e outras ações ambientais na busca da melhoria no ambiente de trabalho e da qualidade de vida dos servidores.

E você? Não quer se juntar à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)?

É só entrar em contato com as servidoras Marcia Bastos e Mira. O telefone de contato é 31843712.

 

Ascom Semas