Em Brasília, equipe da Semas participa do Fórum de Secretários da Amazônia Legal

Belém, 29/11/18 – Representantes do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas de cada governo subnacional e apresentar os avanços, desafios e perspectivas sobre as mudanças climáticas, transparência de informações ambientais para a sociedade civil e apoio aos povos indígenas. A agenda ambiental está sendo realizada em Brasília tem como um dos objetivos o desenvolvimento sustentável e políticas de baixo carbono.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Thales Belo, atual Presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, participa do encontro com atuação importante. “Nesse momento, o Governo do Estado do Pará preside o Fórum de Secretários da Amazônia Legal, e a estratégia maior é trabalhar a continuidade naquilo que se desenvolveu de política pública, vinculada à gestão ambiental, é trabalhar a política pública que envolve o meio ambiente de uma forma integrada e transversal. E nesse momento, o Estado reapresenta todas as suas ferramentas de gestão e repassa para que a sociedade possa se apropriar de todo esse trabalho e acompanhar essa continuidade”, explicou Thales.

Thales fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará na área ambiental nos últimos anos. E isso tem explicação: os grandes investimentos em novas tecnologias e em ferramentas de gestão que têm contribuído cada vez mais de forma decisiva para a queda do desmatamento e das irregularidades. Entre as novidades, está o Centro de Monitoramento Ambiental, que tem como objetivo atuar na preservação e conservação do meio ambiente do Pará e na Amazônia.

No evento, o secretário Thales Belo  também destacou a importância da fiscalização em todo o estado do Pará. Thales também aproveitou para apresentar e propor um plano de trabalho de agenda sustentável para o desenvolvimento em toda a região e a parceira com os outros Estados da Amazônia Legal.

Durante dois dias, a reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia legal conta com representantes dos atuais e futuros governos de Estado, que aproveitaram para discutir, propor, e apresentar um plano de trabalho de agenda sustentável para o desenvolvimento em toda a região. “Essa é uma agenda de transição, de um repasse de informações, de um diálogo aberto entre os Estados, até então aquilo que foi construído, aquilo que foi desenvolvido, e o repasse das agendas onde estão ocorrendo às transições nos Estados”, frisou o titular da Semas.

GCF
Conhecida como uma plataforma global, o GCF é uma força tarefa subnacional e conta com 38 estados-membros, que buscam conjuntamente ações para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. O objetivo envolve proteger as florestas, reduzir as emissões e melhorar a vida das pessoas.
“A gente tem o objetivo de reduzir o desmatamento, mas junto com o desenvolvimento sustentável, a proteção da floresta, sem desenvolvimento do ser humano, sem cuidar da saúde da água, do ar, da qualidade da vida das pessoas, isso não adianta, porque a agenda ambiental tem que ser ligada com o desenvolvimento do ser humano”, diz a diretora do projeto GCF, Colleen Scanlan Lyons.