Compostagem de resíduos orgânicos atende critérios da Agenda Ambiental na Administração Pública

Belém 29/11/2018 – Palestras sobre como podemos aproveitar resíduos orgânicos através do processo de compostagem direcionadas a servidores da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ocorreram nesta quinta-feira (29). A programação promovida pela Coordenadoria de Educação Ambiental, na Quinta Ambiental, ministradas pelo técnico Mateus Lima, no auditório da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), no Parque Estadual do Utinga, no período da manhã, e no auditório da sede da Semas, à tarde. A compostagem também está dentro dos parâmetros da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P),

O projeto de compostagem tem como objetivo realizar oficinas educativas que incentivem os servidores do órgão ambiental à compostagem de parte do lixo orgânico gerado no próprio órgão e estimular os servidores a levar a prática ambiental para casa e efetuar compostagem.

Segundo o técnico Mateus Lima, reciclar parte dos resíduos orgânicos gerados na Semas, além do cunho ambiental e educativo, também serve para economia dos recursos públicos, relacionado à aquisição de fertilizantes. O palestrante também informa que todo adubo orgânico atualmente utilizado na Semas, foi originado a partir do projeto de compostagem implantado na instituição.

“Estamos com cerca de 200 litros de efluentes líquidos (biofertilizante) e aproximadamente meia tonelada de adubo orgânico, pronto para efetuarmos adubação nas plantas ornamentais da Semas, que foram adquiridas recentemente no projeto de jardinagem da secretaria”, afirma o técnico.

A3P – Projeto do Ministério do Meio Ambiente, para estimular funcionários públicos, recebeu adesão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, com redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará