Oficina forma nova turma de agentes ambientais em Tomé-Açu

Belém, 19/11/18 – A discussão e a sensibilização de crianças e jovens em relação às questões socioambientais, o estímulo à construção de pensamentos críticos e a formação de pessoas capazes de refletir e atuar sobre sua realidade é a finalidade das Oficinas de Agentes Ambientais, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam). A Oficina mais recente ocorreu no município de Igarapé-Açu, no período de 5 até 9 de novembro.

O trabalho foi desenvolvido a partir de uma solicitação da Escola Municipal Germano Melo e esteve direcionada a um público na faixa etária entre 9 e 17 anos. Aproximadamente 45 jovens participaram da formação de agentes ambientais.

Executada pelas técnicas Deise Oliveira e Joecy Barbosa, a programação da oficina contou com a apresentação da palestra Formação de Agentes Ambientais: Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Poluição Hídrica e Atmosférica; exibição do vídeo Um Plano para Salvar o Planeta, além da gincana Quiz Ambiental.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o Sítio Quinta das Andirobeiras, onde são desenvolvidas ações sustentáveis, como o aproveitamento da água da chuva e de materiais recicláveis utilizados no processo de arborização. Os presentes também participaram de um momento lúdico com a apresentação teatral Folclore Amazônico, representado por discentes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A ação contou com o desenvolvimento da dinâmica de grupo Árvore dos Sonhos, bem como a leitura e reflexão de textos com temáticas ambientais, além de exposição por parte do público participante. Encerrando a atividade, houve o momento recreativo com o Jogo Amigo do Meio Ambiente, seguido da certificação dos novos Agentes Ambientais.