Oficina de formação de agentes ambientais foi desenvolvida em Parauapebas

Belém, 07/11/18 – A Oficina de Formação de Agentes de Educação Ambiental foi novamente realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), município da região Carajás. A ação ocorreu no final de outubro.

Os servidores José Reinaldo Ferreira Carvalho e Gilton da Rocha Moura, da Ceam, estiveram no município e foram recepcionados pelo secretário municipal de Meio Ambiente e equipe de trabalho.

Atuação – Depois do credenciamento dos participantes e entrega do material pedagógico, no dia 23 de outubro, foi realizada a abertura da oficina pela responsável da Educação Ambiental no município de Parauapebas, Francilma Vieira. A seguir houve ginástica laboral, palestra sobre Resíduos Sólidos e a mostra do vídeo A Relação Homem e Natureza, como mais um elemento facilitador de reflexão.

No dia seguinte foi feita visita técnica ao Parque Zoobotânico, na Floresta Nacional de Carajás, onde foi realizada a palestra do veterinário André Mourão sobre as Ações de Educação Ambiental adotadas no local. A visita estendeu-se ao Marco Zero da Serra, à Caverna Mapinguarí e à Gruta Guarita. Após a descida da Serra, a equipe visitou o Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio) onde o chefe local, Marcel Regis, falou sobre a atuação do órgão ambiental no complexo de Carajás.

Ginástica laboral, dinâmica da Obediência ao Comando e verbalização sobre a visita técnica: observação dos impactos e possíveis soluções aos problemas ambientais encontrados, marcaram o início das atividades no dia 25 de outubro. As ações continuaram com a dinâmica do Júri Simulado (implantação de um empreendimento no município), com dois grupos debatendo o “problema”. Demonstração e distribuição do jogo amigo do meio ambiente aos participantes também fizeram parte da atividade.

A dinâmica da criatividade – reflexão grupal, leitura de textos e apresentação em grupos dos temas envolvendo a coleta seletiva de resíduos sólidos, desmatamento na Amazônia, poluição atmosférica e hídrica foram debates no último dia do evento. Ainda houve discussão dos textos apresentados e avaliação final da Oficina, com certificação dos participantes.

A Oficina teve cerca de 40 participantes, público composto por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), estagiários do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), ICM-Bio, além de professores, biólogos e engenheiros florestais, guardas municipais e estudantes universitários.

Segundo o guarda municipal Gilberto Carvalho “a Oficina foi excelente, veio ao encontro do que estávamos precisando. Estamos pensando em instalar uma Brigada Ambiental da Guarda Municipal com foco nos trabalhos de Educação Ambiental. A oficina favoreceu ainda mais essa nossa proposta”.