Pará participa de discussão internacional sobre clima e floresta 

Belém, 10/09/18 – O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participa da reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, intitulada Governors Climate and Florests Task Force (GCF). A programação iniciou nesta segunda-feira, 10, e segue até o dia 12 de setembro, em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.
O secretário de Estado da Semas, Thales Belo, além da secretária-adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Verônica Bitencourt, e a diretora geral do Núcleo Executor do Programa de Municípios Verdes (PMV), Maria Gertrudes, representam a secretaria para apresentar os avanços obtidos pelo Estado do Pará no controle, monitoramento e fiscalização dos recursos naturais.
Um deles é a recém-criada Diretoria de Gestão Socioeconômica, que assegura o fortalecimento socioambiental nas atribuições funcionais e institucionais da Semas. A nova diretoria, cuja decreto data de junho deste ano, visa planejar, coordenar, executar e orientar ações de gestão socioeconômica no Pará, para assegurar que o licenciamento ambiental esteja em consonância com as diretrizes e objetivos da Política Estadual de Socioeconomia, recentemente aprovada no Estado. Outro tema de debate são as novas metodologias para produção de conhecimentos na esfera ambiental, em tempo real. Os insumos tecnológicos, desenvolvidos pelo Pará, são uma ferramenta para a economia sustentável, preservando a legalidade, combatendo a pobreza e a desigualdade, além de apresentar soluções para a manutenção da maior reserva de biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica.
GCF
A Reunião Anual da Força Tarefa do GCF é considerada uma oportunidade para avanços globais a fim de proteger as florestas tropicais e o clima. A Força-Tarefa do Governador para Clima e Florestas (GCF) é uma colaboração entre 38 estados e províncias em dez países (Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos). Os estados-membros e províncias da Força-Tarefa do GCF englobam mais de um terço das florestas tropicais do mundo, incluindo mais de três quartos do Brasil e do Peru e mais de metade da Indonésia.
Entre os temas abordados do evento, estarão Guiando os Princípios de Colaboração e Parceria entre as Jurisdições e os Povos Indígenas e Comunidades Locais, Governos Subnacionais, Povos Indígenas e Comunidades Locais: Promovendo Parcerias, Processos e Liderança para a Ação Climática, entre outros.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará