Ação Verão leva educação ambiental a veranistas e comerciantes em balneários do Pará

Belém, 12/7/18 – O Projeto Ação Verão Legal com Educação Ambiental, para sensibilizar turistas, comunidades locais e comerciantes nos municípios de Salinópolis, nordeste do estado, e em Soure e Salvaterra, no Marajó, deu início às atividades no último fim de semana, de 6 a 8 de julho.  As ações são promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com o Projeto Escola da Vida (PEV) da corporação.

No próximo final de semana, de 13 a 15 de julho, a ação ocorrerá nos balneários dos municípios de Abaetetuba, na região Tocantins, e em Curralinho, na ilha do Marajó. Na semana seguinte as atividades serão desenvolvidas em Salinópolis e Mosqueiro e no último fim de semana de julho as ações educativas marcarão presença nos municípios de Baião, região Tocantins; Maracanã, região do Salgado e Tucuruí, sudeste paraense.

Salinas – Ginástica laboral para 65 alunos do PEV, conduzida pelo arte-educador, Tio Xantily, iniciou a programação na sexta-feira (6). Também houve palestra no quartel dos Bombeiros sobre resíduos sólidos aos estudantes, que ficaram atentos às orientações fornecidas pela técnica Ivonete Ribeiro sobre educação ambiental envolvendo as consequências negativas do descarte inadequado do lixo na praia.

No sábado (7), as atividades de Educação Ambiental ocorreram na Praia do Atalaia, para sensibilização dos proprietários de estabelecimentos comerciais. O atendimento ao público infantil foi realizado por meio de brincadeiras e jogos lúdicos – jogo Amigo do Meio Ambiente e desenhos para colorir -, e ainda apresentação teatral.

As ações educativas seguiram, no domingo (8), com orientações aos veranistas acerca de questões ambientais, como por exemplo, a poluição das praias. As brincadeiras e jogos lúdicos, representação teatral e outras atividades continuaram por todo o dia.

Salvaterra – No município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, a atuação ocorreu na sexta-feira (6) e sábado (7). Palestra ministrada pelo gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental, Rafael de Oliveira, deu início à programação direcionada aos integrantes do Programa Escola da Vida (PEV) do Corpo de Bombeiros.

O secretário de Meio Ambiente de Salvaterra, Nivaldo Ramos e o Coordenador do PEV participaram do evento e assistiram o vídeo educativo Como Salvar o Planeta, da turma da Mônica, e a equipe organizadora ainda distribuiu material educativo aos integrantes do projeto.

A educação ambiental, no sábado (7), foi direcionada aos veranistas e donos de barracas da Praia Grande. As ações do trabalho foram executadas em parceria com integrantes do Programa Escola da Vida do Corpo de Bombeiros. Parte da equipe ficou responsável em orientar de forma lúdica os veranistas mirins. Orientações de como proteger e preservar o meio ambiente, utilizando o jogo educativo Amigo do Meio Ambiente, atividades recreativas e pinturas relacionadas à preservação do meio ambiente fizeram parte da pauta.

Soure – No domingo (8), a equipe da Semas foi para o município de Soure, onde recebeu apoio da secretária municipal do Meio Ambiente, Dirlene da Silva, que acompanhou a sensibilização entre veranistas e donos de barracas comerciais, enfatizando e importância da preservação do ecossistema local, nas praias do Pesqueiro e Barra Velha. “A Semas nos deu a honra de um dia de realização do Projeto Verão Legal com Educação Ambiental junto com a Semma-Soure, que fizeram este domingo mega especial, sob os elogios de moradores, visitantes e a alegria da criançada”, agradeceu.

Ainda houve brincadeiras entre os veranistas mirins, de forma educativa e divertida, destacando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, através do jogo educativo Amigo do Meio Ambiente. A presença do Soureco, mascote da Secretaria de Meio Ambiente de Soure, que fez muito sucesso entre a criançada e reforçou a importância de se preservar o meio ambiente entre os pequenos.