Encontro orienta sobre funcionamento do órgão gestor ambiental do Pará

10/7/18 – Agrupar conhecimento, trocar experiências e fomentar a sinergia administrativa estiveram entre as principais finalidades da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) na realização do Encontro de Gestores dos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental – Altamira, Itaituba, Marabá, Paragominas, Santarém e Redenção – que ocorreu de 3 a 5 de julho, em Belém.

A programação foi composta por palestras sobre a criação e funcionamento do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), Relatório de Gestão e Projetos Estratégicos, Programa de Regularização Ambiental (PRA) e Nivelamento de Procedimentos Administrativos.

O diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), César Quaresma, ministrou workshop para discutir a importância da relação interpessoal no ambiente de trabalho, a fim de alcançar a excelência da gestão administrativa. “Além de entender o processo, também é importante saber como lidar com pessoas, para que possamos ter um grau de excelência administrativa como um todo”, complementou Sylvia Santos, diretora dos Núcleos Regionais da Semas.

No encerramento do Encontro, o secretário da Semas, Thales Belo, as secretárias adjuntas, Diana Castro, Verônica Bittencourt e Socorro Colares, a diretora do Núcleo Regional de Gestão e Regularidade Ambiental (Nuram), Sylvia Santos e coordenadores dos núcleos regionais da Semas apresentaram os relatórios de gestão desses primeiros seis meses de 2018 e as diretrizes para o futuro.

Os núcleos regionais trabalham no equilíbrio administrativo, buscando formas de integrar os gestores de todos os núcleos, por meio da utilização de novas ferramentas de comunicação, como videoconferências, e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas.