Oficina para formação de agentes ambientais ocorreu em Marapanim

Belém, 19/6/18 – Gerar multiplicadores para estimular processos educativos de transformação ética e política, em direção à sustentabilidade socioambiental, motivou a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), na realização da Oficina de Formação de Agentes Ambientes, de 11 a 15 de junho, no município de Marapanim, nordeste do Pará.

A programação da oficina, executada pelos servidores Gilton Moura, Reinaldo Carvalho e Marcio Eokin, contou com a palestra Formação do Agente Ambiental, mostras dos vídeos Um Plano para Salvar o Planeta e A Fala da Natureza, visita técnica a um local utilizado irregularmente como destino final de resíduos sólidos no distrito de Marudá, em Marapanim; ida ao córrego impactado pelo depósito ilegal de lixo e à fonte de captação de água do município.

Mais de 30 pessoas participaram da atividade, público composto por jovens do ensino médio, universitários, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e membros da comunidade.

Os participantes foram distribuídos em cinco grupos, para leitura de textos ambientais, com representação teatral do conteúdo lido; apresentação do jogo Amigo do Meio Ambiente, entrega de brindes (Jogo Ambiental), avaliação final da oficina, entrega de quis ambiental e medalhas ao grupo vencedor e ainda certificados de participação aos presentes no evento.

A artesã, Ozenilda Araújo, disse que a oficina trouxe novos conhecimentos aos presentes. “Um olhar mais diferenciado no que diz respeito aos resíduos gerados pelos moradores da cidade”. O universitário Lucas Ribeiro agradeceu em nome de todos e avaliou que “a oficina oportunizou novas possibilidades à sociedade civil e ao poder público local para o desenvolvimento de ações ambientais nas comunidades e na sede do município”.

Cinco oficinas de Formação de Agentes Ambientais já foram realizadas em 2018, pela Ceam: três em Belém, uma em Tucuruí e essa mais recente, em Marapanim. Município com interesse em realizar a atividade, faça contato pelo telefone 3184-3640 – da Coordenadoria de Educação Ambiental, da Semas.