Entrega de kits para a caminhada sustentável encerra nesta sexta-feira, 8, no Pátio Belém

Belém, 08/06/18 – Os inscritos na 3ª caminhada sustentável Descoberta de Novos Caminhos começaram a receber os kits contendo camisetas, vales lanche, tickets de eco copo e ainda o passe livre para o estacionamento do Parque Ambiental do Utinga, onde vai ocorrer a atividade física no sábado (9), com início às 6h. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (IdeflorBio) promovem a ação. A distribuição do material está sendo realizada na Estação Cidadania, no 1º piso do shopping Pátio Belém, a partir das 10h até as 17h desta sexta-feira (8).

Servidores do órgão gestor do meio ambiente do Pará entregaram quase a metade dos mil kits disponíveis no primeiro dia da distribuição. Para receber o material é indispensável a apresentação de documento oficial com foto do inscrito na caminhada.

Entre os inscritos, Maria Carolina do Carmo, do município de Santa Izabel do Pará, declarou que faz parte de um grupo corrida chamado Superando Limites e tem a expectativa de que a caminhada seja uma experiência muito boa. “Participo desde a 1ª promoção da Semas, em 2016, e este ano vou novamente acompanhada da minha mãe, que adora praticar exercícios”.

Depois de receber o kit, Cristiane Sena disse que é novata na caminhada. “Estou bastante ansiosa, por ser a primeira vez que participo da caminhada. Soube do evento pelas redes sociais da Semas”.

Caminhada Sustentável

Estimular a consciência na proteção do meio ambiente está entre as finalidades na promoção da Semana do Meio Ambiente, com programação variada, que culminará com a 3ª Caminhada Sustentável, amanhã, dia 9 de junho, com início às 6h. A programação indica um percurso de 3 km dentro do Parque Estadual do Utinga (Peut), em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho. A atividade física permitirá, aos cerca de mil participantes, a reflexão sobre a necessidade da proteção dos meios físicos e bióticos existentes na natureza, para as atuais e futuras gerações. As inscrições foram gratuitas e esgotadas no primeiro dia de inscrição, 28 de maio, no site www.semas.pa.gov.br. Haverá sorteio de brindes aos presentes e inscritos na caminhada. Entre os brindes, bicicletas, celulares e passes livres para trilhas ecológicas.

Na área de Proteção Ambiental, a caminhada tem o objetivo de intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente, em áreas de floresta de terra firme, várzea e igapós, onde vivem mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, grande variedade de aves e ainda uma flora diversificada. Os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem de água Belém e parte do município de Ananindeua estão localizados dentro do Parque do Utinga. Os participantes poderão observar algumas espécies da fauna, como as garças, jaçanã, quero-quero, pica-pau, capivara, preguiça, macacos e quatis, assim como apreciar espécies nativas da flora amazônica, entre elas andirobeira, samaumeira e a castanheira.

Na guarita de entrada do Parque Estadual do Utinga, tendas de exposição apresentarão atividades de Educação Ambiental – pintura ecológica, jogos ambientais e distribuição de material educativo. No local, os presentes também terão atividades de educação no trânsito, dirigidas pelo Departamento de Trânsito (Detran) do Pará; Feira do Agricultor, exposição ambiental do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), interação de personagens ambientais apresentados pelo Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora) e outras apresentações ao público.

No estacionamento das sedes da Semas e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), localizado ao lado do Parque do Utinga, a partir das 8h, a programação será voltada a crianças de comunidades do entorno do Parque. Lançamento do Projeto Semeando a Educação Ambiental: teatro de fantoches com a peça Aqui se Faz; brincadeiras lúdico pedagógicas, pinturas ecológicas de sacolas e apresentação do vídeo Economizar Água encerram a Semana do Meio Ambiente.

Peut – O Parque do Utinga é um espaço reinaugurado, em meados do mês de março deste ano, pelo Governo do Pará e entregue à população para o lazer das comunidades, ao desenvolvimento de atividades científicas, culturais, educação ambiental, turismo ecológico e práticas recreativas.

O Parque é uma Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, com 1.340 hectares, criado pelo Decreto Estadual n° 1.552, de 03 de maio de 1993. Assegurar a potabilidade da água e ampliar a vida dos lagos, preservar os animais silvestres que se refugiam no local, proteger a paisagem e assegurar a convivência humana, com outras formas de vida animal e vegetal, somam-se aos objetivos da criação do Parque.

Dia Mundial– Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, o dia 5 de junho celebra o meio ambiente em todo o mundo. A ideia é ressaltar a importância de cuidar da natureza, ampliando discussões sobre a importância da gestão sustentável dos recursos naturais em todo o planeta.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará