Estudantes do Marex participam de programação na Semana do Meio Ambiente

 

Belém, 07/6/18 – A programação dedicada à Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), teve continuação nesta quinta-feira (7), com palestra e lançamento da cartilha ambiental Uma Escola na Floresta: educando para o bem comum, na Associação Cultural do Marex, para alunos do ensino fundamental da Escola Castelo Branco.

A Semana do Meio Ambiente prossegue na sexta-feira (8), quando as atividades estarão voltadas aos estudantes do ensino médio do Colégio D. Pedro, também na Associação Cultural Marex. O encerramento da programação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, será com a caminhada Descoberta de Novos Caminhos, no sábado (9), no Parque do Utinga, com início marcado para as 6h. Mil pessoas estão inscritas para participar dessa atividade.

Os estudantes ficaram atentos às orientações dadas pelos técnicos para a proteção do meio ambiente onde moram, no Marex. A coordenadora de educação Ambiental, da Semas, Sineide Vasconcelos, identificou a equipe que produziu a cartilha e anunciou a apresentação do filme da Turma da Mônica, Para Salvar o Planeta, do reconhecido ilustrador, Maurício de Sousa, que ressalta o consumo consciente, na atitude de reduzir, reciclar e reutilizar materiais descartáveis.

A cartilha elaborada em forma de diálogos entre professora e alunos, mostra a realidade de comunidades que utilizam os recursos naturais para a sobrevivência. Os autores da publicação educativa são a pedagoga Joecy de Freitas e os biólogos Jeferson Costa e Anne da Gama, que destacam também na história, com ilustrações, que há maneiras de evitar a destruição, com cidadania, consciência e respeito.

Agentes Ambientais dos colégios Castelo Branco e D. Pedro, formados pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, estavam presentes na palestra e no lançamento da cartilha. Marcelo Alves, do 8º ano; Paulo Victor, do 7º ano; e Mayllane Pacheco, da 8ª série, concordaram que a ação educativa da Semas, de formar os agentes ambientais, é positiva para toda a comunidade. “Ajudamos no desenvolvimento de atitudes para a proteção do meio ambiente e também dentro da escola”, declara Paulo Victor.

Regilda Patrício, socióloga da Comissão de Meio Ambiente da Associação Cultural Marex, disse que essa programação “sensibiliza os alunos à preservação do meio ambiente, estimula o amor à natureza desde jovem”, completa.

 

Programação

08/06 – sexta-feira

 

Hora: 8h

Local: Associação Cultural do Marex

Evento: Palestra Ambiental

Quiz Ecológico

Apresentação e Distribuição da Cartilha Uma Escola na Floresta, para alunos do ensino Médio do Colégio D.Pedro

09/06 – sábado

 

Hora: 6h

Local: Parque do Utinga

Evento: Caminhada Sustentável com apresentação e

interação dos Personagens Ambientais (ASFLORA)

Hora: 7h

Evento: Feira do Agricultor – Projeto Agrovárzea.

Hora: 8h

Evento: Tendas de Exposição e Atividades:

Semas: Atividades de Educação Ambiental (pintura ecológica,

jogos ambientais e distribuição de material educativo).

Detran: Atividades de Educação no Trânsito.

Batalhão da Polícia Ambiental: Exposição Ambiental

Evento: Lançamento do Projeto Semeando a Educação Ambiental.

 

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará