Lançamento de Guia reúne gestores e profissionais da área ambiental

Belém, 06/6/18 – Gestores, profissionais da área ambiental e representantes de municípios participaram do lançamento do Guia Orientativo, A Educação Ambiental na Gestão Municipal de Meio Ambiente, na quarta-feira, 6, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. O Guia, produzido pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, é direcionado às secretarias municipais de Meio Ambiente, para o fortalecimento da gestão e o envolvimento do poder público e das comunidades locais na conservação dos recursos naturais.

A programação em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, continua na quinta-feira (7), com palestra e lançamento da cartilha ambiental Uma Escola na Floresta, na Associação Cultura do Marex, às 8h. A Semana do Meio Ambiente encerrará com a caminhada sustentável Descoberta de Novos Caminhos, no sábado (9), no Parque do Utinga, com início marcado para as 6h. Mil pessoas estão inscritas para participar da atividade física.

Representantes da Associação dos Municípios Araguaia-Tocantins (Amat), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estiveram presentes no evento.

O secretário da Semas, Thales Belo, ressaltou a importância para o estado da gestão em parceria com os municípios, compartilhada. “O Guia dá um balizamento de gestão integrada. Atualmente, dos 144 municípios do Pará, 119 estão fazendo a gestão ambiental municipal”.

A coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Sineide Vasconcelos, mostrou o esforço e dedicação dos técnicos para a produção do Guia e como utilizar esse instrumento educativo na potencialização dos impactos positivos e redução dos negativos, que afetam o meio ambiente e a vida das populações. Ela destacou que “o Guia versa sobre programas e projetos passíveis de serem implantados nos municípios”.

Secretário de Meio Ambiente do município de Peixe-Boi, região de integração Rio Caeté, Edilson Sabino afirmou que o objetivo é implantar uma política de educação ambiental que seja positiva à região. “Já estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação municipal, num trabalho integrado. Agora, essas orientações vão nortear nossas ações no município”.

Integrante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), a professora da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Graça Silva, disse que o lançamento desse produto de educação é útil às administrações municipais. “Nossa comissão trabalha sempre em parceria com outros órgãos das áreas da educação e do meio ambiente e isso inclui as instituições municipais”, explica.

A pedagoga e técnica em Gestão Pública, lotada na Ceam, Daniela Silva, participante na produção do Guia, esclareceu resumidamente a execução da política pública de educação ambiental nos municípios. “A gestão dos municípios é desafiadora, é preciso identificar as necessidades locais, para atendê-las. Isso é feito com diálogo com os gestores e com a sociedade”.

O agrônomo Cristiano Rocha, da Coordenadoria de Ordenamento e Descentralização da Gestão Ambiental, também participou da publicação assinando texto sobre fiscalização e educação ambiental. O técnico definiu o trabalho de fiscalização como de coerção e de sanções punitivas, com equipe acompanhada de policiais armados. “A educação ambiental pode trabalhar usando o poder da palavra para dissuadir o infrator”, completou.

07/06quinta-feira

Local: Associação Cultura do Marex

Evento: Palestra Ambiental, Quiz Ecológico e Lançamento da Cartilha: “Uma Escola na Floresta”.

08/06 – sexta-feira

Local: Associação Cultura do Marex

Evento: Palestra Ambiental

Quiz Ecológico

Apresentação e Distribuição da Cartilha Uma Escola na Floresta

09/06 – sábado

Hora:6h

Local: Parque do Utinga

Evento: Caminhada Sustentável com apresentação e

interação dos Personagens Ambientais (ASFLORA)

Hora:7h

Evento: Feira do Agricultor – Projeto Agrovárzea.

Evento: Tendas de Exposição e Atividades:

Semas: Atividades de Educação Ambiental (pintura ecológica,

jogos ambientais e distribuição de material educativo).

Detran: Atividades de Educação no Trânsito.

Batalhão da Polícia Ambiental: Exposição Ambiental

Evento: Lançamento do Projeto Semeando a Educação Ambiental.