Previsão indica tendência de instabilidade no norte e tempo estável no sul do Pará

Belém, 30/5/18 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia e do Centro de Monitoramento Ambiental, divulgou nesta quarta-feira (30), o boletim de previsão do tempo para o feriado de Corpus Christi, e para todo o final de semana. O resumo da meteorologia elaborado para o Pará indica que há tendência de instabilidade atmosférica na porção norte do estado – principalmente durante o período vespertino -, mas no extremo sul paraense é esperado condições de tempo estável.

Na previsão para a Região Metropolitana de Belém (RMB), incluindo a ilha de Mosqueiro,  a manhã do feriado de quinta-feira (31) será de sol, com nebulosidade variando entre esparsas a parcialmente nublado. À tarde haverá tempo nublado com eventos de chuvas fracas em pontos isolados. De noite, espera-se nebulosidade variando entre parcialmente nublado a esparsa.

A manhã de sexta-feira (1º de junho) apresentará sol entre poucas nuvens. Tarde de tempo nublado, com eventos de pancadas de chuvas e trovoadas. E eventos de chuva fraca e chuviscos isolados no início da noite.

As manhãs têm tendências para sábado (2) com nebulosidade variando entre esparsas a parcialmente nublado e domingo (3) com nuvens esparsas. Tardes e noites com chuvas, de fraca a moderada, com trovoadas isoladas. As temperaturas, considerando os quatro dias, variam entre 23º e 33º.

Salinópolis – Quinta-feira (31) terá sol com predominância de nebulosidade esparsa. À tarde é tempo de parcialmente nublado a nublado com eventos de chuvas fracas em áreas isoladas. Noite com predominância de nuvens esparsas.

Na sexta-feira (1) haverá manhã de sol com nebulosidade variando entre esparsa a parcialmente nublado. Tempo nublado à tarde, com eventos de chuva fraca e trovoadas. Nebulosidade à noite variando entre parcialmente nublado a esparsa.

Céu parcialmente nublado para o sábado (2) e sol com nuvens esparsas para domingo (3) estão previstos para o período das manhãs. Tardes de sol entre nuvens e chuvas fracas em pontos localizados, principalmente para o sábado. E noites de nuvens variando entre parcialmente nublado a esparsa. De quinta-feira a domingo, as temperaturas vão de 23º a 31º.

Marabá, Praia do Tucunaré – Manhã de sol na quinta-feira, com céu claro. Sol com nuvens esparsas, à tarde, contribuindo para tempo quente e abafado. Noite de céu claro.

Sexta-feira de manhã o tempo será ensolarado. Tarde de Sol com céu variando entre claro a nuvens esparsas. Sem nuvens à noite.

A tendência para sábado e domingo aponta manhãs de sol com céu parcialmente nublado. Tempo nublado com eventos de pancadas de chuvas com trovoadas isoladas, à tarde. E noites nubladas, com eventos de chuvas de intensidade fraca em pontos isolados. Temperatura máxima de 35º e mínima de 23º.

Santarém, Alter do Chão – O boletim do tempo aponta a quinta-feira, com manhã parcialmente nublada. Tarde parcialmente nublada e noite com chuva leve em pontos isolados.

Na sexta-feira, a manhã será com poucas nuvens. Tempo quente e abafado à tarde e noite com poucas nuvens.

A tendência para sábado é de tempo parcialmente nublado com chuva de intensidade fraca pela manhã. Tarde com eventos de chuva fraca e chuviscos. Noite parcialmente nublada.

O domingo terá manhã de sol entre poucas nuvens. Tarde de parcialmente nublada a nublada. Noite com nebulosidade esparsa. Entre quinta-feira e domingo a temperatura oscila de 31º a 23º.

Marés – A tábua das marés informada pela Marinha do Brasil diz que no feriado de Corpus Christi, quinta-feira, 31, as praias de oceano do município de Salinópolis terão as marés mais altas às 8h32 e às 20h56. Na sexta-feira, às 8h56 e às 21h24. No sábado, às 9h26 e às 21h53 e no domingo às 9h56 e às 22h28.

Nas praias de água doce de rio, na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, no feriado de quinta-feira, a maré atingirá o ponto mais alto às 11h47. Na sexta-feira, a maré cheia ocorrerá 00h15 e às 12h19. No sábado, 00h45 e às 12h49 e no domingo a 1h21 e às 13h26.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará