Festa religiosa teve educação ambiental entre as atrações

Belém, 30/5/18 – Uma programação de educação ambiental desenvolvida no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), no município de São Geraldo do Araguaia, sul do Pará, informou sobre o meio ambiente e sensibilizou os visitantes e moradores das comunidades presentes na festividade do Divino Espírito Santo, que ocorre anualmente no mês de maio. A Coordenadoria de Educação Ambiental, da Semas, atuou em conjunto com a equipe do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor-Bio), gestora do Pesam, de 23 a 27 de maio.

As ações de educação ambiental foram realizadas durante o monitoramento da Casa da Pedra – identificado como Setor de Visitação 1 do Parque –, com programação cultural voltada a crianças, jovens e adultos.

Oficinas de desenho e pintura facial com motivos ambientais, produção de bolsas com reaproveitamento de garrafas Pet, confecção de mandalas e estandarte adequados à festa, ginástica laboral, apresentações de teatro de mamulengos: O Café da Dona Maricota, Vida nas Cavernas e o Noviço Rebelde, e outras exibições do palhaço Tio Arroz. Toda a programação foi produzida, orientada e apresentada pelos servidores da Semas Márcio Eokin e Gilton Moura.

Entre as atrações executadas pela Semas, também foram realizadas palestras sobre a coleta dos resíduos sólidos nos acampamentos e a importância da água e da biodiversidade do Parque. Os momentos lúdicos fizeram sucesso entre as crianças e adultos, que aprenderam de forma alegre e descontraída sobre os animais da região, importância das cavernas, os benefícios do uso consciente dos recursos naturais e outras orientações.

O festejo do Divino Espírito Santo é celebrado há 30 anos por habitantes das comunidades que circundam a região do Araguaia e tem o formato de romaria. Dias antes do início oficial do evento, crianças, jovens, adultos e senhores e senhoras sobem a Serra dos Martírios/Andorinhas até a Casa de Pedra – formação rochosa 570 metros acima do nível do mar -, para participarem dessa tradicional manifestação religiosa.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará