Educação ambiental da Semas mobilizou população em Belém e de quilombo no Acará

Belém, 28/05/2018 – Para disseminar os temas científicos sociais e econômicos de relevância para a saúde nas áreas de ensino, pesquisa e extensão na região amazônica, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participou da programação da XII Semana da Saúde, Desafios e Perspectivas nas Comunidades Ribeirinhas, promovida pela Universidade Estadual do Pará (Uepa). O evento ocorreu em no Campus Almirante Barroso, da Uepa Belém, dia 16 de maio, e na Associação Remanescente de Quilombo, na comunidade Espírito Santo, dia 19 de maio, no município de Acará, na região Tocantins. Uma série de atividades voltadas às questões ambientais foram realizadas por servidores da Gerência de Programas e Projetos da Educação Ambiental (Gpeam), da Semas, para a sensibilização da população das comunidades. O evento é bianual.

Desenvolvida pelos funcionários da Gpeam, Marcelo Lobato e Márcio Eokin, a ação mobilizou os moradores na comunidade quilombola e teve a participação de mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Atividades de ginástica laboral e o jogo Amigo do Meio Ambiente foram desenvolvidas de forma lúdica, para a conscientização dos presentes, buscando uma mudança gradativa de hábitos e práticas ambientais. Houve premiação, com entrega do jogo em miniatura, Amigo e Amiga do Meio Ambiente.

Belém – A Semas também participou na XII Semana da Saúde, como instituição parceira da Uepa, em Belém. Na abertura dos trabalhos, dia 16 de maio, o diretor de Ordenamento Descentralização, Educação e da Descentralização da Gestão Ambiental, Renato Chaves, ressaltou a importância da inter-relação entre a saúde e o meio ambiente, para a qualidade de vida da população.

Os técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental participaram de uma feira de exposição, com apresentação e distribuição de materiais educativos. Uma mesa-redonda sobre Territorialidades, Saúde e Comunidades Ribeirinhas também contou a presença de integrantes da Semas.