Alunos de escolas municipais em Tucuruí participam das Oficinas de Agentes Ambientais

Belém, 28/5/18 – Incentivar a formação de multiplicadores de Educação Ambiental e a construção de pensamentos críticos esteve entre os principais objetivos da Oficina de Agentes Ambientais, realizada de 22 a 24 de maio, no município de Tucuruí, sudeste do Pará. A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu a atividade também para promover a discussão e a sensibilização de alunos de escolas municipais, em relação às questões ambientais.

A ação atendeu um público de 90 alunos de três escolas do município, onde os técnicos da Ceam, Reinaldo Carvalho, Deise Oliveira e Marcelo Farias, desenvolveram palestras sobre resíduos sólidos e tempo de decomposição, coleta seletiva e poluição hídrica; exibição do vídeo Um Plano para Salvar o Planeta; quiz ecológico, com questionamentos referentes aos temas abordados na palestra e no vídeo; leitura e discussão de textos e materiais educativos produzidos pela Coordenadoria de Educação Ambiental, além do jogo lúdico Amigo do Meio Ambiente.

Segundo os organizadores, a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí, por meio da equipe de Educação Ambiental local, proporcionou o apoio necessário ao desenvolvimento da ação, inclusive na visitação ao Bosque Municipal, onde o público estudantil teve oportunidade de conhecer diferentes espécies de animais e vegetais.

Durante os três dias de realização da Oficina de Agentes Ambientais, foi possível constatar a importância da Educação Ambiental, processo que desperta a consciência de preservação ambiental e cidadania. O público envolvido nas atividades demonstrou interação, com questionamentos e contribuições aos temas expostos. A secretária de Meio Ambiente de Tucuruí, Gleiciane Félix, manifestou à Coordenadoria de Educação Ambiental satisfação com a ação desenvolvida no município.