» Semas apresenta trabalho ambiental para Cônsul do Reino Unido SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Semas apresenta trabalho ambiental para Cônsul do Reino Unido

Belém, 24/5/18 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, representada pela secretária adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental, Diana Castro, recepcionou dois membros do Consulado do Reino Unido, sediado em Belo Horizonte. Tratou-se de uma visita de cortesia ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), na última quarta-feira, 24. Thomas Nemes, Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, e Lucas Brown, gerente de Desenvolvimento de Negócios Mineração, conheceram as ferramentas de monitoramento e fiscalização ambiental, aliada aos insumos tecnológicos, implantadas para auxiliar o trabalho ambiental feito pelo órgão estadual.

A secretária adjunta, Diana Castro, enfatizou os recentes avanços tecnológicos. Segundo ela, há um novo modelo de gestão em voga na secretaria. “Os investimentos trouxeram aporte para licenciar e monitorar”, frisou, abordando, sobretudo, a agenda verde, relacionada à gestão de floresta. Diana relatou o interesse em investimentos para elaboração de uma plataforma específica para monitoramento, voltada à agenda marrom, vinculada a indústrias e empreendimentos. “Paralelo a isso, também trabalhamos, de forma considerável, para contribuir com a gestão ambiental municipal”, explicou.

Rodolfo Gadelha, que integra a equipe do Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam), ministrou uma apresentação do Centro, abordando as agendas trabalhadas. “O Cimam é inovador. Faz o monitoramento sistemático do desmatamento, assim como integra as bases de dados que a secretaria produz”. A programação também contou com a presença da coordenadora de Mineração da Semas, Shirley Prata, e da coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Steiner Chermont.

Thomas Nemes disse estar surpreso com os avanços na área, obtidos pela gestão pública do Estado. “É incrível, vocês estão de parabéns. Manifesto o interesse de mantermos contato, para obter detalhes sobre o projeto desenvolvido pela Semas. Essa questão de integração de dados, de monitoramento, é algo fundamental”, colocou.