Secretaria participa da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Belém, 18/5/18 – Estimular processos democráticos e participativos esteve entre os principais objetivos da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, já realizada este mês, em Belém. Esse evento preparatório antecedeu a V Conferência Nacional, que será promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), em junho, em Brasília. A reflexão e o diálogo sobre questões socioambientais nas escolas e a elaboração de projetos de ação transformadora estão na pauta da programação nacional, que tem o tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas.

A conferência estadual contou com a participação de alunos, professores, coordenadores e gestores de escolas de municípios paraenses. Autoridades das áreas ambiental e educacional também marcaram presença nas discussões ocorridas em Belém.

Na mesa de abertura, o diretor de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Renato Chaves, ressaltou as questões ambientais do Brasil, em especial da região amazônica, ponderando que há grande importância de se trabalhar a educação ambiental, com destaque ao papel da Semas nesse processo.

A Semas integra a Comissão Organizadora Estadual (COE), formada por instituições governamentais e não governamentais, que atuam nas áreas de educação e meio ambiente. O COE é responsável por mobilizar, articular e apoiar a realização das etapas que antecedem a Conferência Nacional. A técnica em Gestão de Meio Ambiente, Deise Oliveira, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), membro da COE, participou de todo o evento estadual.

O MMA foi representado pela diretora de Educação Ambiental da instituição, Renata Maranhão. A educadora enfatizou a importância do evento estadual, “que este ano superou grandes obstáculos devido à difícil conjuntura econômica que o país vem passando”.

A temática da água e do meio ambiente foi debatida pelo público jovem, com destaque à necessidade de reflexão sobre as problemáticas socioambientais, para entender as causas e encontrar soluções com mais facilidade.

Depois da apresentação de 27 projetos de ação, foram selecionados 19 alunos, que irão compor a delegação paraense na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O projeto mais votado e bem avaliado foi o da aluna Isabely Wanderley, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rotary, de Belém, que vai representar o Estado do Pará, em Brasília.