Cooperação técnica atualizará divisas estaduais e municipais no Pará

Belém, 4/5/18 – Uma reunião entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pará, da Coordenação de Estruturas Territoriais do IBGE/RJ, na quinta-feira (3), debateu a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica, para apoio do Instituto na representação cartográfica dos limites interestaduais e municipais da nova Base Cartográfica, que será realizada para o Estado. O encontro ocorreu na sede da Semas.

A secretária adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental, Diana Castro, coordenou a reunião e considera que a Semas apresenta plenas condições técnicas e profissionais habilitados para o desenvolvimento dessa tarefa. A secretária avalia que “esse acordo de cooperação técnica garantirá a homologação da atualização cartográfica das divisas municipais do estado”.

Segundo o diretor de Geotecnologias, da Semas, Vicente Sousa, o trabalho será executado pelo órgão ambiental do Pará, com utilização de imagens de alta resolução, que darão maior precisão às informações. “Esse trabalho, que utilizará as Leis que estabeleceram os limites estaduais e municipais, permitirá suas representações cartográficas em base mais precisa e os litígios de limites, já manifestados ao IBGE pelos gestores municipais, também serão tratados e encaminhados à Comissão de Ordenamento Territorial da Assembleia Legislativa do Estado, para acordos e homologação”, explica.