» Embaixador do Canadá conhece Centro Integrado de Monitoramento Ambiental SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Embaixador do Canadá conhece Centro Integrado de Monitoramento Ambiental

Belém, 03/05/18 – Compartilhar ferramentas de conservação ambiental entre o Canadá e o Brasil foi o objetivo da visita de Riccardo Sanove e Jason Reeve, conselheiro-chefe do Departamento Comercial canadense, ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na última quarta-feira (2).

O secretário de meio ambiente, Thales Belo, apresentou o Centro e detalhou o funcionamento das agendas (verde, azul, cinza e marrom) e do Sistema de Alerta do Desmatamento. O embaixador ficou satisfeito com a visita. “Sendo representante do governo do Canadá aqui no Brasil, é muito importante, para mim, entender quais são as ferramentas utilizadas pelo país e, principalmente, pelo Pará, para proteger e preservar o meio ambiente. Realmente, estou muito contente em conhecer o Centro de Monitoramento”, disse.

Transparência da Gestão Ambiental – As ferramentas de monitoramento ambiental colocaram a Semas no Ranking da Transparência Ambiental, divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF), no dia 5 de abril. Entre os estados da federação, o Pará lidera o levantamento feito com 104 órgãos federais e estaduais que avaliou o desempenho de instituições ambientais na publicação e acessibilidade de dados sobre atos administrativos, como planos de manejo vigentes e investimentos em ações e projetos. As ações que aproximam o cidadão paraense da administração pública colocam o Estado no topo da lista e incluem quatro instituições que atuam na política de gestão ambiental estadual, com destaque para a Semas e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio).

Cimam – Em 2017, a Semas inaugurou o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), ferramenta de gestão, transparência e controle ambiental. O Estado inaugurou a moderna estrutura, em março do ano passado, com o propósito de desenvolver novas metodologias para produção de conhecimentos na esfera ambiental, em tempo real. O Centro revê os modelos de produção, viabiliza a economia sustentável, preserva a legalidade, combate a pobreza e a desigualdade e apresenta soluções efetivas para a manutenção da maior reserva de biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica.

A base de dados do sistema conta também com a participação de outros órgãos estaduais, federais e municipais e ainda novas tecnologias, como o projeto “De Olho na Floresta”, sistema automatizado de monitoramento ambiental que faz acompanhamento e controle do desmatamento, utilizando imagens de satélite, uma plataforma de análise desde o licenciamento até o monitoramento ambiental, além de um exemplo de transparência, acessível a qualquer cidadão. É um sistema automatizado e desenvolvido com atenção voltada aos recursos florestais, com alertas de alterações detectadas.

A tecnologia utilizada no projeto é do sistema de satélites Planet, que fornece imagens de três metros de resolução, recebidas a cada 24h. Os dados gerados através dessas imagens dão subsídios para detectar crimes ambientais como desmatamento, auxiliando os técnicos no desenvolvimento do monitoramento de empreendimentos e de atividades potencialmente degradadoras, por meio de alertas e relatórios, para subsidiar a fiscalização ambiental in loco.