» Técnicos da Semas promovem o reconhecimento do Parque do Utinga em escolas SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Técnicos da Semas promovem o reconhecimento do Parque do Utinga em escolas

Belém, 20/04/18 – O fortalecimento da relação de estudantes do ensino fundamental com o Parque Estadual do Utinga foi um dos objetivos da atividade realizada na Escola Estadual Anésia Pinheiro pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Alunos do 5º ano tiveram manhã de programação voltada à educação ambiental, no dia 18 de abril.

As ações fazem parte do projeto da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored) e visam difundir conhecimentos sobre a fauna e flora para alunos de escolas próximas do Parque. Para a escola Anésia Pinheiro, a estimativa é estender a programação para o 3º e 4º ano, cerca de 120 alunos no total.

Tendo em vista a difusão da educação ambiental de forma lúdica, a programação consistiu na apresentação da palestra com o tema “Reconhecendo o Parque do Utinga: Fauna e Flora”, apresentação de vídeo sobre cuidado com o meio ambiente e quiz de 10 perguntas sobre o Parque com premiação. Além disso, foram distribuídos materiais educativos, como uma cartilha sobre animais em extinção.

O projeto busca ensinar crianças e adolescentes características do parque, animais presentes em sua fauna, espécies de plantas em sua flora, importância do cuidado e preservação do espaço. “Nosso objetivo é fomentar o reconhecimento do Parque do Utinga, pois a maioria dos estudantes já conhece o local de alguma forma, ou por ter visitado, ou por ter usado a água da bica, ou por ter passado pela frente”, complementou Daniela Silva, técnica em gestão ambiental da Semas.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará