» Semas apreende minérios e madeira extraídos ilegalmente em Barcarena SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Semas apreende minérios e madeira extraídos ilegalmente em Barcarena

Belém, 18/04/18 – No intuito de coibir a prática ilegal de armazenamento de minérios, em especial, o manganês, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena (Semade), realizou ação de fiscalização ambiental intitulada Operação Minerioduto, desenvolvida pela Diretoria de Fiscalização, da Semas. A primeira etapa foi deslanchada no município de Barcarena entre os dias 12 e 14 deste mês.

Durante a operação, foram lavrados três autos de infração em desfavor de duas empresas, um deles por desenvolver atividade de Terminal Logístico de Cargas sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Ambas as empresas tiveram a interdição da atividade e a consequente apreensão de 13.800 toneladas de cobre (em big bag), uma tonelada de manganês, 168 metros cúbicos de madeira em toras, além de cinco conteineres de 40 pés e sete equipamentos (2  Bob Cat, 4 empilhadeiras e 1 retroescavadeira). Todo esse material apreendido atinge o valor na ordem de R$ 1 milhão.

A Secretaria trabalha pela continuidade da operação, que além de impedir práticas  infracionais, busca conscientizar os empreendedores quanto a importância da regularização ambiental desses tipos de atividades.

O diretor de fiscalização da Semas, Jorge Antônio Dias, considerou que a operação foi realizada em consonância com as diretrizes da secretaria. “Estamos atentos aos ilícitos e trabalhamos para coibir estas práticas no sentido de preservar ou garantir a sustentabilidade ambiental”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará