Previsão do tempo aponta condições instáveis em Paragominas e restante do estado

Belém, 13/04/18 – As condições do tempo para o fim de semana no estado do Pará foram divulgadas nesta sexta-feira (13), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A Diretoria de Meteorologia e Hidrologia e o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental da instituição também anunciaram a previsão do tempo para o município de Paragominas, região sudeste paraense, que apresenta condições para ocorrência de chuvas fracas no sábado (14) e no domingo (15) e tendência de tempo mais instável na segunda-feira (16), o que pode favorecer chuvas com intensidade moderada a forte.
Para o município de Paragominas, que nos últimos dias sofreu com chuvas intensas, a previsão aponta para um sábado com nebulosidade variando entre esparsa e parcialmente nublada. No período vespertino está previsto céu nublado com ocorrência de chuvas fracas, que podem ser seguidas de trovoadas isoladas. À noite, haverá nebulosidade.
Na manhã de domingo, o município amanhece com sol entre nuvens. Já no fim da tarde e início da noite é esperado céu nublado com eventos rápidos de chuva fraca e chuviscos.
Para a segunda-feira (16), a previsão em Paragominas é de madrugada com chuva fraca em pontos isolados. De manhã, há possibilidade de tempo nublado com eventos de chuva fraca. No período da tarde e noite existe tendência para céu encoberto com eventos de chuvas intermitentes, com intensidade variando entre moderada a forte. O tempo instável pode ser acompanhado de trovoadas.
Na região sudeste do Pará, o final de semana terá manhãs de céu variando de nublado a momentos de parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas acompanhadas de trovoadas, principalmente para o sábado. As tardes serão de tempo instável com previsão de eventos de chuvas, com intensidade variando de fraca a moderada, acompanhadas de trovoadas. As noites serão de céu nublado, com ocorrência de chuvas fracas em pontos isolados. Temperatura máxima de 29/30°C e mínima de 22/23°C, em Marabá.
O tempo instável permanecerá presente neste final de semana no sudoeste paraense. Céu variando de nublado a encoberto, com ocorrência de chuvas, com intensidade variando de moderada a forte, acompanhadas de trovoadas no período da manhã e à tarde. No domingo, os acumulados de chuvas serão mais intensos. As noites serão de céu nublado, com chuvas fracas em pontos isolados. O município de Jacareacanga apresentará temperaturas entre 28°C e 21°C.

Capital

O final de semana na Região Metropolitana de Belém (RMB) será de manhãs parcialmente nubladas. Na tarde do sábado, céu ficará variando de parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuvas leves e isoladas. O domingo será nublado, com pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas. As noites serão de céu parcialmente nublado. A temperatura do ar terá máxima de 32ºC e mínima de 24ºC.
As manhãs do fim de semana na região nordeste terão predomínio de céu parcialmente nublado. No sábado à tarde, o tempo oscilará de parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas fracas em pontos isolados para o final desse período. O domingo será nublado e com ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas. As noites serão parcialmente nubladas. Temperaturas máxima de 32/31°C e mínima de 23/22°C, em Ourém.
No Baixo Amazonas e Calha Norte, o céu estará variando de parcialmente nublado a nublado durante as manhãs, com ocorrência de chuvas fracas e isoladas no sábado. Também no sábado, só que à tarde, a previsão é de chuvas fracas acompanhadas de trovoadas. Para o domingo, a tarde será com predomínio de céu nublado e com ocorrência de chuvas, com intensidade variando de fraca a moderada, que irão perdurar até a noite. No município de Placas as temperaturas ficarão entre 31°C e 23°C.
As manhãs serão de parcialmente nubladas a momentos de nublados na ilha do Marajó. Durante as tardes haverá predomínio de céu nublado e há previsão de chuvas fracas acompanhas de trovoadas, principalmente para o domingo. Noites com céu parcialmente nublado. Temperatura máxima de 31°C e mínima de 23°C, em Breves.
Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará