Semas e Inmet alertam para risco de cheias em abril e redução das chuvas, em maio e junho

Belém, 06/04/18 – A previsão climática para o mês de abril foi feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições pluviométricas estão favoráveis à ocorrência de chuvas acima do normal em grande parte do Estado, sendo as regiões do Marajó, Nordeste, Calha Norte, parte do Tapajós e Região Metropolitana de Belém (RMB), aquelas com tendência a evidenciar precipitação acima do normal, com volumes de chuva em torno de 300 a 500 mm/mês. Já para o restante do Estado, aguarda-se chuvas dentro da normalidade, com volumes em torno de 150 a 300 mm/mês.

Alerta

Em abril, a situação de atenção deve continuar para os municípios que estão sofrendo com as cheias no estado do Pará, como Marabá e Parauapebas. Em Santarém, há tendência de situação semelhante relacionada às cheias, com cota de alerta prevista para ocorrer entre a segunda quinzena de abril e o início do mês de maio.

Previsão

Para maio, as chuvas já começam a diminuir em grande parte do estado. A previsão é que apenas o Marajó e a faixa norte das regiões do Xingu e Tapajós e Região Metropolitana de Belém, tenham categorias de chuva acima do normal. Em junho, espera-se a diminuição drástica das chuvas, principalmente na porção sul do Estado, com categorias de chuva variando de normal e abaixo de normal. Já a porção Norte ainda terá condições de ocorrência de chuva superior a normalidade – acima de 200 mm/mês.

Os prognósticos climáticos foram feitos em consenso, a partir da reunião mensal da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará, para o próximo trimestre (abril, maio e junho). O boletim completo com as informações para o trimestre está disponível no site da Semas, no link boletim de previsão climática.

teste