Palestras e minicursos capacitam técnicos para uso e manutenção dos potenciais hídricos

Belém, 23/3/18 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai promover, entre os dias 26 e 28 de março, o VI Seminário Estadual de Águas e Florestas, com o tema Diversidade de Usos e Desenvolvimento Socioambiental. O evento ocorre anualmente em comemoração ao Dia Mundial das Florestas (21 de março) e Dia Mundial das Águas (22 de março). A programação inclui um ciclo de palestras e minicursos para reflexão sobre os usos e a manutenção dos potenciais hídricos. Paralelo a isso, a Semas também promoverá uma campanha intitulada “Aguazônia”, que dará dicas, por meio das redes sociais, para o consumo consciente de água.

Com relação ao seminário, a integração entre órgãos gestores do meio ambiente, organizações não governamentais, empresas, universidades e comunidades também está entre os objetivos do encontro.

Na gestão das águas superficiais e subterrâneas do Pará há necessidade de capacitação de pessoal, desenvolvimento tecnológico e educação ambiental, itens presentes entre os instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, para assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade da água em padrões qualitativos e quantitativos adequados aos usos.

O ciclo de palestras, no dia 27, vai ter mesa de abertura formada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thales Belo; pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (IdeflorBio), Thiago Valente; pelo reitor da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Rubens Cardoso da Silva e pela diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Uepa, Eliane Coutinho. Uma conferência de abertura sobre a diversidade de usos e desenvolvimento socioambiental será ministrada, na ocasião, pelo palestrante Geovanni Chaves Penner, da Universidade federal do Pará.

No mesmo dia, ainda pela manhã, haverá mesa-redonda para debater Águas e Florestas no Pará e os impactos socioambientais resultantes de seu manejo, formada pelos palestrantes Saulo Prado, da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia, da Semas; por Homero Melo, representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM); além de Maria Bentes do IdeflorBio e Sâmia Nunes, PhD em Ciências Ambientais.

À tarde, a palestra abordará o Panorama da gestão dos recursos hídricos para o Desenvolvimento Socioambiental no Estado do Pará e Avanços Tecnológicos do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos e será desenvolvida pelo palestrante Edson Pojo, da Semas. No encerramento da programação haverá a mesa-redonda Águas e Florestas e os desafios para o desenvolvimento socioambiental no Estado do Pará, com Brenda Cirilo (Semas/UFPA), Valdinei Mendes, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Igor Charles, da Universidade da Amazônia (Unama), e Crisomar Lobato, diretor do IdeflorBio.

Minicursos – Os dias 26 e 28 de março serão dedicados à capacitação por meio de cursos rápidos. Na segunda-feira (26), de 8h30 às 12h, o curso será a teoria da Hidrologia Básica e vai ser orientado por David Lopes na sede da CPRM. Na sede da Semas, de 13h às 17h, o minicurso será sobre Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos.

Na quarta-feira (28), de 8h às 12h, haverá Oficina de Gestão Comunitária das Águas, com Josué Rocha, na Semas. No mesmo horário a parte prática do curso de Hidrologia Básica ocorrerá no Parque Estadual do Utinga. À tarde, na Semas, de 13h às 17h, o minicurso – Impactos do desflorestamento em bacias hidrográficas, com as ministrantes Aline Meiguins e Milena de Nazaré Santos, encerra a programação.

teste