Alunos da Escola Justo Chermont recebem orientações no Dia Mundial da Água

 

Belém, 22/3/18 – A conscientização para o uso sustentável dos bens naturais relacionados aos recursos hídricos foi o motivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para realizar uma palestra a alunos do 6º e 7º anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Justo Chermont, em Belém, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. Outras atividades de educação ambiental foram destinadas aos estudantes, para despertar o interesse pela proteção do meio ambiente.

Uma equipe da Gerência de Apoio à Gestão Participativa, da Semas, formada pela geógrafa Erika Azevedo, a bióloga Lucyana Batista e as pedagogas Sonayra Rebelo e Waldeli Mesquita reuniram estudantes, entre 11 e 14 anos, para o desenvolvimento das ações na quadra de esportes do colégio.

Na gestão das águas superficiais e subterrâneas há necessidade de capacitação de pessoal, desenvolvimento tecnológico e educação ambiental, itens presentes entre os instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, para assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade da água em padrões qualitativos e quantitativos adequados aos usos.

Palestra – A Importância da Conservação e do Uso Racional da Água para a Comunidade foi o tema da palestra direcionada ao uso da água no dia a dia da população: na higiene, no lazer, na pesca, na agricultura, indústrias e demais atividades que precisam da utilização da água.

Outros temas foram destacados no encontro, como a poluição causada pelos esgotos, pelo lixo jogado diretamente nos canais, nos rios, nas ruas e em outros locais inadequados, que em períodos chuvosos entopem a rede de escoamento e alagam cidades causando transtornos e doenças aos habitantes. O reaproveitamento da água da chuva e orientações para evitar banhos muito demorados também estiveram entre as orientações das profissionais da Semas.

A distribuição das cartilhas Água Fonte de Vida e Agenda XXI nas Feiras, e brindes aos alunos em teste de conhecimento sobre os recursos hídricos também foram utilizados durante a dinâmica utilizada pelos técnicos da Semas.

Alunos – O aluno da 6ª série, Marcelo Caio, disse que diante das explicações ele e os colegas entenderam que “de maneira nenhuma podemos jogar lixo nas ruas e nem nos canais, isso causa muitos problemas para as pessoas”. O estudante Luiz Henrique , também da 6ª  série, considerou  a ação “interessante para orientar os alunos a usarem melhor a água”.

A equipe da Semas foi recebida pela vice-diretora Roberta Santana e pelo diretor em exercício da escola, Aldo Dias, que disse que as orientações serão muito importantes na conscientização dos alunos. “O esclarecimento sobre o desperdício de água nas comunidades e nas residências são problemas muito sérios que precisam ser reduzidos”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará
teste