Semas realiza oficina de Agente Ambiental em parceria com a Associação Cultural do Marex

Belém, 17/03/17 – Estudantes de dois colégios estaduais do Conjunto Marex participaram da Oficina de Agente Ambiental promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Associação Cultural do Marex. O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de março e reuniu 20 discentes das escolas estaduais Dom Pedro I e Presidente Castelo Branco.
Promover a educação ambiental e incentivar estudantes o cuidado com o meio ambiente foram os objetivos da oficina cuja programação foi composta por trabalhos em grupo, palestra sobre meio ambiente e destino do lixo, apresentação de vídeos educacionais, rodas de discussão sobre o tema e certificação de agente ambiental. Técnicos da secretaria apresentaram a importância da conservação da natureza de forma dinâmica e lúdica.
O técnico em gestão pública da Semas, Reinaldo Carvalho, afirmou que a programação foi feita de forma dinâmica para que os estudantes absorvessem com mais facilidade a informação passada.
“Começamos com uma ginástica laboral com os alunos. Posteriormente, expusemos sobre a questão dos resíduos sólidos, a reciclagem, a poluição hídrica e a poluição atmosférica. Tudo acompanhado de vídeos dinâmicos para o melhor entendimento deles. Esse é o papel da educação ambiental, ensinar e formar novos agentes ambientais para que o conhecimento seja repassado para a comunidade”.
O público, majoritariamente, jovem, entre 14 e 16 anos, aprovou a iniciativa colaborando com a discussão e demonstrando interesse no assunto. A estudante Samara Pamplona, de 16 anos, declarou que “essa oficina foi muito importante pra gente, principalmente, porque a conservação do meio ambiente depende de todos, não somente do governantes. Fiquei feliz pela iniciativa dos organizadores, é legal saber que agora sou uma agente ambiental”.
Com o sucesso da oficina, a coordenadora da Associação Cultural do Mares, Regilda Patrício, revelou que está planejando novos eventos em parceria com a secretaria para moradores do Marex.
“Decidi selar essa parceria pelo simples fato dos técnicos da Semas serem capacitados para falar sobre Educação Ambiental. A ideia da Associação é tornar esse assunto atraente, por isso já estamos planejando novas programações de Educação Ambiental”, finalizou a socióloga.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará
teste