» Fiscalização ambiental apreende madeira e interdita serrarias clandestinas SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Fiscalização ambiental apreende madeira e interdita serrarias clandestinas

Belém, 08/03/18 – A interdição de serrarias clandestinas e apreensão de cerca de 3,5 mil metros cúbicos de madeira em toras de várias espécies foi o resultado da fiscalização executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no município de Santa Luzia do Pará, nordeste do estado, na quarta-feira (7). O flagrante ocorreu depois de um processo investigatório do serviço de inteligência da Semas, que detectou a atividade ilícita no município.

Quatro serrarias foram flagradas em funcionamento totalmente irregular na localidade de Vila Nazaré, em Santa Luzia. Não estão inscritas no sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (Ceprof), da Semas; sem licença ambiental de operação e não têm alvará de funcionamento, documentos indispensáveis à legalização da exploração florestal.

Angelim, maçaranduba e guajará estão entre as espécies, de alto valor comercial, apreendidas pelos fiscais ambientais durante a operação, que teve apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O Estado é o fiel depositário do bem apreendido e esse material vai ser destinado para doação ou leilão.

O diretor de fiscalização da Semas, Jorge Antonio Dias, avalia que as operações da secretaria têm tido eficácia a partir de um trabalho conjunto com o Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam) da instituição e apoio de outros órgãos estaduais e municipais. “As ações de combate a ilícitos ambientais permanecem por todo o ano, em todas as regiões do Pará, interinstitucional e através de monitoramento permanente para o êxito das operações”.