Fiscalização ambiental apreende toneladas de pescado no Rio Amazonas

Belém, 02/03/18 – A fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apreendeu cerca de 8 toneladas de pescado das espécies Mapará e Pescada Branca, durante operação realizada no período de defeso, próximo ao município de Monte Alegre, no rio Amazonas.

A ação ocorreu em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). A equipe de fiscais da Semas interceptou e apreendeu a embarcação que estava transportando o pescado ilegal, junto com 14 malhadeiras.

O Mapará e a Pescada Branca apreendidos estão protegidos pela legislação ambiental, sendo proibida a pesca, comercialização, transporte e beneficiamento durante o período de defeso desde novembro de 2017, seguindo até 15 de março de 2018. O defeso assegura que o pescado da região se reproduza normalmente durante o ciclo natural.

Todo o pescado apreendido será doado para a Diocese de Monte Alegre e associações de moradores e comunidades carentes da região.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará
teste