Palestra enfatiza gestão de recursos hídricos a futuros profissionais

Belém, 16/02/18 – Consolidar e incrementar o ensino na região e formar profissionais adequados ao mercado de trabalho está entre os principais objetivos da solicitação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para realização de palestra, na sexta-feira (16), sobre gestão de recursos hídricos no estado. Alunos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, do Campus Belém, participaram das orientações na sede do órgão ambiental.

A palestra sobre Gestão dos Recursos Hídricos no Estado do Pará apresentou diversos temas sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, como os princípios, objetivos e instrumentos. Também foi explicada como funciona a composição do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, que tem a Semas como órgão gestor.

No âmbito da gestão participativa, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos e o Comitê de Bacias Hidrográficas foram apresentados como colegiados de caráter normativo, consultivo e deliberativo, mas que o Pará ainda não possui oficialmente comitê de bacia instalado, ainda em processo de formação.

A técnica Lucyana Batista de Oliveira, da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (Direh), que ministrou a palestra aos estudantes do IFPA, considera que abordar o tema da gestão dos recursos hídricos é muito importante principalmente na atual conjuntura, que o Brasil vive de escassez em muitas regiões. “Levantar a discussão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos é fundamental para o atendimento das necessidades da população bem como das atividades produtivas necessárias ao desenvolvimento do Estado”, argumenta.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará