» Previsão do tempo indica que chuvas devem predominar no final de semana SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Previsão do tempo indica que chuvas devem predominar no final de semana

Belém, 02/01/18 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou , nesta sexta-feira (2), boletim climático com breve descrição das condições de tempo para o sábado (3) e domingo (4). Neste final de semana, em grande parte das regiões do estado, o inverno amazônico – período chuvoso da região – deverá ser com muitas nuvens e eventos de chuvas ao longo dos dias. O anúncio foi feito pela diretoria de Meteorologia e Hidrologia e pelo Centro de Monitoramento Ambiental, da Semas.

ZCIT – Na parte norte do estado (Região Metropolitana de Belém (RMB), nordeste e Marajó) as chuvas devem ser influenciadas pela aproximação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

As condições do tempo para RMB neste final de semana terão manhãs variando de parcialmente nubladas a nubladas e previsão de chuvas, em áreas isoladas. No período das tardes são previstos eventos variados de chuvas, que poderão ser de leve a moderadas, além de trovoadas. As noites seguirão nubladas e com chuvas leves e isoladas. As temperaturas terão máximas de 31°/32°C e mínima de 24°C. Umidade relativa do ar variando de 75% a 95%.

No nordeste do estado, o final de semana terá alguns momentos de sol, porém com predomínio de céu nublado. Há, na região, previsão de chuvas, onde as mais significativas deverão ocorrer no domingo. Umidade relativa do ar variando entre 60% a 95%. Temperatura do ar com máxima de 32°C e mínima de 21°C.

Marajó: sábado e domingo com cara de inverno amazônico. Predomínio de céu nublado a momentos de encoberto. Previsão de chuvas pela manhã, tarde e noite. Na parte norte da Ilha do Marajó está previsto pancadas de chuvas com trovoadas, especialmente nas manhãs. Nos períodos das tardes e noites, as chuvas deverão ocorrer nas localidades no continente adentro. Temperaturas do ar variando com máximas de 31°/32°C e mínimas de 22°/23°C. Umidade relativa do ar entre 70% a 95%.

ZCAS – No sudeste e sudoeste as chuvas nesses dias serão influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se encontra atuando sobre o Brasil.

A combinação de umidade elevada e ventos em altos níveis da atmosfera potencializa a formação de áreas instáveis sobre a região sudeste. Céu variando de parcialmente nublado a encoberto e previsão de chuvas leves a qualquer momento do dia, com ocorrência de chuvas acompanhadas de trovoadas. Umidade relativa do ar entre 60% a 95% e temperaturas entre 33°C e 22°C.

O tempo instável sobre a região sudoeste contribui para variação do céu de parcialmente nublado a encoberto. Previsão de chuvas leves e isoladas a qualquer hora do dia. Entre o final das tardes e período das noites devem ocorrer chuvas com trovoadas, as mais significativas no sábado. Temperaturas com máximas de 30°/31°C e mínima de 22°C. Umidade relativa do ar entre 75% a 95%.

ZCIT e ZCAS – Baixo Amazonas e Calha Norte: nesta região a instabilidade atmosférica deverá sofrer influência de resquícios da ZCIT e ZCAS, com céu variando de parcialmente nublado a momentos de encoberto. Previsão de chuvas acompanhadas de trovoadas, em áreas isoladas, principalmente no sábado. No domingo, as chuvas deverão ser de leve intensidade e isoladas. Umidade relativa do ar variando entre 70% a 95% e as temperaturas com máxima de 32°C e mínima de 22°C.

Tábua das marés – No município de Salinópolis, no sábado (3), nas praias do oceano Atlântico no nordeste do Pará, a maré alta ocorrerá às 10h40 e às 22h58. Na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, as praias de rio de água doce atingirão a maré cheia 1h16 e às 13h40. No domingo (4), em Salinas, o ponto máximo da maré será às 11h21 e às 23h40 e em Mosqueiro ocorrerrá 1h58 e às 14h21. A fonte das informações das marés é a Marinha do Brasil.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará