Semas participa de curso na Embrapa direcionado a resíduos sólidos e orgânicos

Belém, 29/01/18 – A Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou do Minicurso: Gerenciamento de Resíduos Orgânicos: biocompostagem doméstica e comercial. O evento ocorreu na quinta-feira (25), na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Amazônia Oriental, que promoveu divulgação, articulação e mobilização dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) para a realização da atividade.

Qualificar os membros da Comissão para que possam atuar nos espaços de discussões e disseminação, visando ampliar a efetividade da educação ambiental como política pública foi o objetivo da programação.

O curso abordou os temas de Introdução ao gerenciamento de resíduos sólidos, e Gerenciamento de Resíduos orgânicos: coleta de inóculo para a produção de biocomposto orgânico e biofertilizante. Biocompostagem doméstica e comercial (teoria e prática) também esteve em pauta no minicurso.

No início, houve apresentação da servidora da Embrapa Hilma Couto, que destacou a atuação da Empresa no âmbito do gerenciamento de resíduos, destacando a importância do que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10 e os desafios da logística reversa, um de seus instrumentos.

Em seguida, o instrutor Silvio Levy, também servidor da Embrapa, explanou sobre o manejo e gerenciamento do processo de compostagem de resíduos orgânicos e o tratamento de efluentes sanitários e ainda a transformação de esgoto em adubo, a partir da fossa séptica biogestora.

O instrutor também ministrou a parte prática, com demonstração in loco e participação ativa dos participantes nos procedimentos de organização de composteira, além da visita e contato com outras formas de produção de adubos e biofertilizantes e minhocário.

A ação deu oportunidade aos alunos de um saber específico e aprofundado, principalmente, através da atividade prática ampliando possibilidades de gerir o resíduo orgânico doméstico de forma sustentável, e também na multiplicação do conhecimento para o público atendido pelas políticas públicas de meio ambiente e educação ambiental.

 

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará