» Semas promove atendimento integrado para apoio ao produtor rural em Santarém SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Semas promove atendimento integrado para apoio ao produtor rural em Santarém

Belém, 23/01/2018 – Um atendimento presencial, planejado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), vai ocorrer no município de Santarém, na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), para orientar produtores rurais do município e dos vizinhos Mojuí dos Campos e Belterra, no oeste paraense, a assuntos da área ambiental, entre eles, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e à Licença Ambiental Rural (LAR). A edição Caravana da Semas terá a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Luiz Fernandes, e de técnicos do órgão ambiental do estado, com o objetivo de atender o público da região.

O atendimento é a continuidade de uma agenda acordada em dezembro com o setor produtivo da região. As orientações serão dadas pelos profissionais da Semas e por representantes das secretarias municipais dos três municípios envolvidos – Santarém, Belterra e Mojuí, em um trabalho interinstitucional, para alinhamentos na gestão ambiental e fortalecimento no apoio ao produtor rural da região, relacionado a Licenças Ambientais Rurais (LAR’s) e ações de descentralização do Cadastro Ambiental Rural.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, da Semas, Thales Belo, explica que a agenda visa alinhar entendimento e posicionamento com os produtores rurais, órgãos licenciadores municipais e agentes financiadores, para que as atividades produtivas possam ser resguardadas pelo licenciamento. “Houve um grande avanço com relação à análise do CAR, tendo em vista que exigências antes feitas por instituições bancárias passaram a não ser mais exigidas para aprovação de créditos, após alinhamentos, o que demonstrou segurança na gestão e nos entendimentos com o público alvo”.

Nas reuniões que decidiram pela Caravana estavam presentes representantes das secretarias de meio ambiente dos municípios anunciados, do Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Estado do Pará, de técnicos e analistas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Semas e de outros órgãos e ainda de instituições bancárias – Banco do Brasil e Banco da Amazônia -, que trabalham com o financiamento a produtores rurais.

CAR

Serviço –

Semas promove atendimento presencial em Santarém

Datas e horários: 25 de janeiro, entre 8h às 17h; 26 de janeiro, entre 8h às 13h.

Local: Estação Cidadania – Av. Rui Barbosa, Prainha – Santarém

Sugestão de entrevistados: Luiz Fernandes Rocha, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Thales Belo, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental