» Produtores rurais buscam apoio da Semas relacionado à licença ambiental SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Produtores rurais buscam apoio da Semas relacionado à licença ambiental

Belém, 23/01/18 – Representantes dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, Oeste do Pará, representante dos produtores Rurais, Instituições bancárias e o representante do legislativo local, estiveram, na quinta-feira (18), na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para alinhamentos na gestão ambiental e fortalecimento no apoio ao produtor rural da região, relacionado à Licenças Ambientais Rurais (LAR’s) e ações de descentralização do Cadastro Ambiental Rural.

A reunião é a continuidade de uma agenda iniciada em dezembro com o setor produtivo da região, na qual estavam presentes os representantes das secretarias de meio ambiente dos municípios, do Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Estado do Pará (Fopesmma), de técnicos e analistas do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Semas, de outros órgãos e ainda de instituições bancárias – Banco do Brasil e Banco da Amazônia -, que trabalham com o financiamento a produtores rurais no Estado.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, da Semas, Thales Belo, explica que a agenda visa alinhar entendimento e posicionamento com os produtores rurais, órgãos licenciadores municipais e agentes financiadores, para que as atividades produtivas possam ser resguardadas pelo licenciamento. “Houve um grande avanço com relação à análise do CAR, tendo em vista que exigências antes feitas por instituições bancárias passaram a não ser mais exigidas para aprovação de créditos, após alinhamentos, o que demonstrou segurança na gestão e nos entendimentos com o público alvo”.

Márcia Sidônio, presidente do Fopesmma, durante a reunião, disse que acompanha as demandas regionais na busca de soluções para a região. “Estamos resolvendo problemas como a validação do CAR, expedição de LAR e com a liberação de financiamentos. Estamos em busca de apoio e o estado tem nos recebido com muito empenho para ajudar com relação à questão técnica-jurídica”, avaliou.

Segundo a secretária de meio ambiente de Santarém, Vânia Portela, o sindicato de produtores rurais de Santarém pediu apoio às secretarias de meio ambiente do município e também de Belterra e Mojuí dos Campos para ajudar e fortalecer os produtores no Licenciamento Ambiental Rural. “Os produtores rurais estavam preocupados porque as instituições financeiras, para liberar créditos, estavam cobrando a LAR e devido dificuldades no CAR, a licença não tem avançado. Então, a gente buscou esse apoio do estado e já avançamos muito, apenas em duas reuniões”.

Na primeira reunião, dia 15 de dezembro, secretários municipais, sindicato dos produtores rurais e instituições financeiras estiveram presentes e, nesta segunda agenda, ficou decidido que no próximo dia 25 de janeiro vai ser levada uma caravana ambiental ao município de Santarém, com a equipe técnica da Semas, equipe técnica dos municípios e instituições financiadoras para atendimento conjunto e integrado ao Produtor rural e demais interessados.