A previsão da Semas aponta pouca chuva na virada do ano no Pará

Belém, 28/12/17 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) e da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh), divulgou nesta quinta-feira (28) um boletim especial de fim de ano apontando as tendências das condições de tempo para o estado e aos principais balneários do Pará.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB) no domingo (31) há tendência para condições de sol com nebulosidade variando entre esparsa a parcialmente nublado pela manhã. No período vespertino é esperado tempo parcialmente nublado a nublado com períodos de chuva fraca e chuviscos (com trovoadas isoladas) em boa parte da RMB. Para o início da noite, há possibilidade de eventos de chuviscos em pontos isolados. Durante a virada do ano, há previsão de céu parcialmente nublado, sem ocorrência de chuva. A temperatura deve ter máxima de 32ºC e mínima de 24ºC.

No primeiro dia do ano é esperado tempo parcialmente nublado no período matutino e nublado com pancada de chuva (com trovoada) no vespertino. No início da noite há possibilidade de chuviscos em áreas isoladas. Temperatura do ar com máxima de 31ºC e mínima de 23ºC. As praias de Mosqueiro vão alcançar o ponto máximo da maré às 10h09.

Luas – Com a mudança de fase da lua, de minguante para a lua cheia, as marés tendem a alcançar alturas maiores. Assim, haverá condições favoráveis a marés altas entre os dias do final e início do ano, nos diversos balneários do estado. Na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, a maré alta, nas praias de rio, ocorrerá às 9h11.

Salinópolis- A previsão é que a manhã de domingo seja com sol entre poucas nuvens. Para o período vespertino é esperado tempo nublado com condições para ocorrência de chuva fraca e passageira. A noite tem tendência para céu parcialmente nublado. Na transição de virada de ano está previsto céu parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva. A temperatura ficará entre 26ºC e 31ºC. Nas praias oceânicas de Salinas, a maré cheia será às17h58.

Temperatura entre 25º e 31º é a previsão para segunda-feira, começando com sol entre poucas nuvens durante o período matutino. Durante o período vespertino, há tendência para tempo variando entre parcialmente nublado a momentos de nublado com eventos de chuva fraca e passageira. Noite de céu parcialmente nublado. O ponto mais alto da maré vai ocorrer às 18h54.

Marudá – O domingo nesse balneário do município de Marapanim, região do salgado, será de sol entre nuvens esparsas pela manhã. À tarde, a previsão é de tempo nublado com eventos de chuva de intensidade fraca e chuviscos céu parcialmente nublado à noite. Para a virada de ano, há tendência para manutenção de céu parcialmente nublado, mas sem ocorrência de chuva. A temperatura ficará entre 25º e 31ºC.

Na segunda-feira, a manhã na praia de Marudá apresentará condições de tempo bom. No período vespertino é esperado aumento de nebulosidade com chuva fraca e passageira e possibilidade de céu parcialmente nublado durante a noite. A temperatura oscilará de 32ºC até 25ºC.

Soure e Salvaterra – Nesses municípios do Marajó a previsão indica que no domingo haverá sol com nebulosidade durante a manhã. No período vespertino é esperado tempo parcialmente nublado a nublado chuva fraca e chuviscos (com trovoadas isoladas). Início da noite com chances de eventos isolados de chuviscos. Para a virada de ano, não há tendência para ocorrência de chuva. A temperatura vai variar de 31ºC a 25ºC.

Predominância de céu parcialmente nublado na manhã de segunda-feira é o que aponta a previsão climática da Semas. De tarde há tendência para pancada de chuva com trovoadas e noite com possibilidade de chuva fraca e chuviscos. A temperatura vai repetir a do domingo..

Tracuateua e Bragança – Sol e nuvens esparsas durante o período matutino de domingo, nos municípios do nordeste paraense, e tempo entre parcialmente nublado e nublado, com chuvas passageiras pela tarde. Noite com céu variando entre parcialmente nublado a nuvens esparsas. Não há previsão de chuva para a transição de virada de ano. A temperatura vai de 31ºC a 25ºC.

Domingo de manhã de sol entre poucas nuvens. À tarde é esperado momentos de tempo nublado com ocorrência de chuva fraca e chuviscos passageiros. Noite com predominância de poucas nuvens. Temperatura entre 32ºC/25ºC.

Alter do Chão – Na praia do município de Santarém, oeste do Pará, a previsão é de sol com nebulosidade variando entre poucas nuvens a parcialmente nublado durante o período matutino de domingo. No período vespertino é esperado tempo nublado com eventos de chuva fraca e chuviscos em pontos isolados. No decorrer da noite há tendência para céu parcialmente nublado com eventos isolados de chuviscos, inclusive para o momento da transição de ano. Temperatura entre 30ºC e 23ºC.

A previsão é de possibilidade de chuvisco e chuva fraca para manhã e tarde de segunda-feira. Para o período da noite, há tendência para intensificação da instabilidade atmosférica favorecendo eventos de chuva de intensidade moderada com trovoadas. A temperatura prevista é 30ºC a 24ºC.

Praia de Tucunaré – A praia formada por uma croa no meio do rio Tocantins, em Marabá, na região Carajás, tem previsão de tempo nublado com eventos de chuva de intensidade fraca, principalmente no fim da manhã do domingo. No decorrer do dia, segue com tempo nublado favorecendo chuvas fracas e chuviscos. Durante a transição de virada de ano, há tendência para tempo nublado com eventos de chuva fraca e chuviscos. A temperatura permanecerá entre 28ºC e 24ºC.

O tempo segue instável na segunda-feira, sendo o período vespertino mais propício para ocorrência de chuva de intensidade moderada.  A temperatura permanece a mesma do dia anterior.

Sexta e sábado – A Semas também fez uma breve descrição das condições de tempo para a sexta-feira (29) e sábado (30), que apresentarão tempo instável para a porção sul e para o Baixo Amazonas/ Calha Norte, onde as manhãs terão céu nublado, com ocorrência de chuvas fracas. Nas tardes haverá variação de nublado a momentos de encoberto com ocorrência de chuvas, com intensidade podendo chegar a forte, acompanhadas de trovoadas, que podem perdurar até a noite. Para a região nordeste, Ilha do Marajó e RMB, as manhãs serão com céu parcialmente nublado e com ocorrência de chuvas fracas durante as tardes e início das noites. O restante das noites será com céu parcialmente nublado.

Umidade do ar e temperatura

Região Metropolitana de Belém (RMB) e nordeste do estado : Umidade do ar variando de 55% a 95% e temperatura máxima de 32ºC e mínima de 24ºC.

Sudeste: Umidade do ar entre 55% a 100% e temperatura máxima de 31°C e mínima de 22°C, em Tucuruí.

Sudoeste: Umidade relativa do ar variando entre 55% a 90% e temperatura entre 31°C e 24°C, em Medicilândia.

Marajó: Umidade de 55% a 95% e temperatura máxima de 32°C e mínima de 23°C, em Breves.

Tábua das marés – Em Mosqueiro, a maré cheia na sexta-feira (29) será às 7h13 e às 19h45 e em Salinópolis às 16h. No sábado (30) a maré atingirá o ponto mais alto às 17h nas praias de oceano de Salinas e às 8h13 nas praias de rio da ilha de Mosqueiro (distrito de Belém).

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará