Regularização ambiental é tema de treinamento em São Félix do Xingu

Belém, 19/12/17 – Instrumentos de regularização ambiental, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental foram temas abordados durante o treinamento realizado na região de integração do Araguaia (polo São Félix do Xingu), entre os dias 12 a 14 de dezembro de 2017. Técnicos das Secretárias Municipais de Meio Ambiente dos municípios que compõem a região de integração do Araguaia, além de técnicos parceiros que desenvolvem atividades apoiadas pela organização não governamental The Nature Conservancy (TNC), participaram da programação.

Cerca de vinte técnicos tiveram acesso às informações relevantes sobre o código florestal que serviram de base para elaboração do módulo do sistema nacional de Cadastro Ambiental Rural do Pará – SICAR/PA – , assim como acesso aos principais menus da plataforma, além dos portais de acesso à consulta de regularidade do imóvel, portal de adequação ambiental, e o programa de regularização ambiental – PRA -, este último servindo de plataforma para elaboração dos planos de recomposição de áreas degradadas e/ou alteradas – PRADAS.

Para os técnicos que ministraram o treinamento, Cristiano da Silva Rocha e Marcelo Silva Auzier, ambos Engenheiro Agrônomos, a programação foi essencial pois perpassou sobre regularização ambiental. “Tivemos a oportunidade de mostrar a versão final das plataformas de consulta ao imóvel rural e ao portal de adequação ambiental, possibilitando que o produtor e o público em geral possa ter acesso às informações sobre a regularidade ambiental dos imóveis rurais e possam, assim, realizar a sua adequação ambiental diretamente na plataforma virtual, caso possuam passivos ambientais a serem regularizados, tanto antes, quanto após a data do marco legal, qual seja 22/07/2008”.

Estas plataformas podem ser acessadas pelo link do Programa de Regularização Ambiental – PRA – que se encontra no site da SEMAS/PA.