Educação ambiental leva diversão e informação a alunos no Curió-Utinga

 

Belém, 07/12/17 – Sensibilizar crianças com realização de atividades que abordem problemas ambientais vivenciados no dia a dia e demonstrem a importância da proteção da fauna e da flora esteve entre os objetivos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ao desenvolver, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), ações lúdicas de educação ambiental, em escolas localizadas no entorno do Parque Estadual do Utinga (Peut). A programação ocorreu terça-feira (5), na Unidade de Educação Infantil Jesus, Maria e José; e nesta quinta-feira (7), na Escola Ruth Passarinho, ambas no bairro do Curió-Utinga.

A equipe técnica da Semas, nos dois dias de atuação, conversou com as crianças sobre a  necessidade de se conservar a fauna e a flora no meio ambiente e esteve composta pelo arte-educador Márcio Eokin, os pedagogos Izabele Machado e Marcelo Farias, os técnicos Ivonete Carvalho e Deise oliveira e o estagiário de Biologia Styven Osvald. A pedagoga Bianka Cardoso, do Instituto de desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), também fez parte da ação.

Unidade Infantil – O arte-educador representou o personagem Tio Arroz e apresentou o teatro de fantoches, onde encena questões sobre resíduos sólidos e conservação dos animais da fauna amazônica. Ainda foram entregues aos alunos cartilhas sobre Educação Ambiental nas praias.

“Atividades como estas são muito importante, pois leva diversão e informação às crianças e elas acabam reproduzindo o que aprenderam em suas casas fortalecendo, assim, a educação ambiental e configurando o objetivo da Ceam e da Semas”, avalia a pedagoga da Semas.

Ruth Passarinho – Na outra escola do bairro, Ruth Passarinho, também foi enfatizado a relevância da preservação do meio ambiente saudável para as atuais e futuras gerações. Os alunos participaram de palestra sobre a fauna brasileira, exibição de vídeo educativo, pintura de desenhos de animais, distribuição de Álbum Interativo da Educação Ambiental e do Jogo Amigo do Meio Ambiente.

“Fomentar a educação ambiental e demonstrar a sua importância é um dos nossos objetivos enquanto equipe da Semas. Realizar ações direcionadas a públicos infantis torna a iniciativa ainda mais importante, pois eles estão em processo de formação e desenvolvimento”, avalia a técnica em Gestão do Meio Ambiente, Deise Oliveira.

 

Ascom Semas

 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará