Operação em Senador José Porfírio apreende 10 mil m³ de madeira em tora

Belém, 05/12/17 – Uma operação da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) apreendeu cerca de 10.000 metros cúbicos de madeira em tora. A ação ocorreu no final de novembro.
Entre as espécies de madeira apreendidas estavam Angelim, Jatobá, Massaranduba e Ipê. O material apreendido estava sem documentação e foi encontrado em cinco serrarias que foram lacradas.
De acordo com o diretor de fiscalização da Semas, Jorge Antônio Dias, a operação segue o Plano Operacional Anual (POA) . “Trabalhamos para desenvolver mecanismos efetivos de fiscalização para combater atividades de degradação ambiental”, frisou. A madeira ilegal retida aguardará destinação por meio de leilão, doação ou destruição do material.

Balanço – O resultado positivo reflete o investimento do Estado em operações de fiscalização ambiental. Somente este ano, 214 operações foram realizadas, resultando em 48 mil hectares em áreas embargadas por desmatamento ilegal, 1.248 autos de infração emitidos e apreensão de 45.000 mil m4 de madeira em tora, que equivale a aproximadamente 2.300 caminhões cheios e 4 mil m³ de madeira serrada lotavam 200 caminhões.

Para o sucesso das ações, a Semas vem empregando recursos logísticos, como aeronaves, embarcações, lanchas e outros veículos e equipamentos, sempre com apoio de outros órgãos como Secretaria da Fazenda (Sefa) e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Comando de Policiamento Fluvial e Ambiental.

Desmatamento – De acordo com os últimos dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), somente no território paraense da Floresta Amazônica o desmatamento foi diminuído em 19%, o equivalente a 579 quilômetros quadrados. Entre 1º de agosto de 2016 e 31 de julho de 2017, foram 2.413 km² de desmatamento. No mesmo período do ano anterior, o desmatamento da floresta no Pará foi de 2.992 km² – uma diferença de 579 km². Esta foi a maior redução em área desmatada, dentre os nove Estados que compõem a Amazônia Legal.

Em agosto de 2017, essa tendência de redução do desmatamento já havia sido confirmada por uma outra instituição. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o desmatamento na Amazônia Legal caiu 21% em um ano e o Pará apresentou uma queda tanto no número absoluto de quilômetros quadrados, de 31%, quanto na proporção total da Amazônia Legal afetada, que passou de 28,8% para 25,2%.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará