Tendência de aumento das chuvas em grande parte do Pará em dezembro

Belém, 1/12/17 – O prognóstico climático para o mês de dezembro no estado foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta sexta-feira (1). A elaboração do boletim da previsão é da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará, que finalizou o relatório na quinta-feira (30), na sede do 2º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na análise dos campos oceânicos e atmosféricos, que influenciam diretamente na distribuição das chuvas em nosso estado, foi observada a presença de condições favoráveis à ocorrência de volumes elevados de chuva, entre a categoria normal e acima do normal, em grande parte do estado.

No oceano Pacífico está em desenvolvimento o fenômeno conhecido como La Niña, fenômeno que altera a circulação dos ventos em grande parte do globo e contribui para a ocorrência de chuvas acima da média em grande parte da região amazônica, e apesar da configuração de intensidade fraca e curta duração, deve elevar os totais mensais de chuva, em especial nas regiões sudeste e sudoeste, neste mês de dezembro. Nessas áreas os totais mensais de chuvas devem oscilar entre 250 milímetros (mm) e 350 mm, dependendo da localidade. As temperaturas máximas devem ficar em torno de 33ºC a 34ºC nessas localidades e as mínimas entre 21ºC e 22ºC na maioria dos dias.

 Segundo o coordenador de Hidrometeorologia e Mudanças Climáticas, da Semas, Saulo Carvalho, a faixa norte do estado – nordeste, Marajó, Baixo Amazonas e Calha Norte – ainda sofre influência direta das condições apresentadas no oceano Atlântico. Nessas áreas os volumes de chuva ainda estão reduzidos e devem apresentar totais mensais variando entre 75 mm e 150 mm na maioria da região. As temperaturas máximas e mínimas ainda devem ficar entre 1ºC e 2ºC acima do normal para o período. “Na maior parte da região, climatologicamente, ainda estamos passando pelo período de transição entre o seco e o chuvoso, diferente da faixa sul do Pará que já experimenta o seu período chuvoso”, explica.

 Na Região Metropolitana de Belém (RMB), que apresenta um regime diferenciado de chuvas na faixa norte do estado, o mês de dezembro já representa o início do período chuvoso e este mês o prognóstico indica aumento na frequência e na intensidade das chuvas a partir da segunda quinzena. O volume mensal de chuvas deve variar entre 200 mm e 250 mm e as temperaturas máximas ficarão entre 33ºC e 34ºC e as mínimas de 22ºC a 23ºC. Os cuidados devem ser redobrados para o aumento na ocorrência de raios (descargas elétricas) que acompanham as chuvas nesse período.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará