Programação Novembro Azul da Semas teve palestra sobre cuidados com a saúde

 

Belém, 29/11/2017 – Uma palestra sobre prevenção e manutenção da saúde do homem foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na manhã desde quinta-feira, 29. O evento, feito por meio da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), faz parte da programação Novembro Azul e teve uma abordagem direcionada a doenças prevalentes, saúde sexual reprodutiva e sobre a importância da atividade física na qualidade de vida das pessoas.

Quem palestrou foi o educador físico Walber Rezende, técnico da Coordenação de Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa). Após a palestra, técnicos fizeram averiguação dos níveis de glicemia, pressão arterial e circunferência abdominal nos servidores que estiveram presentes no evento. Luan Pinheiro, da Gerência de Controle de Transporte (Getran), disse que a prevenção e o cuidado são muito importantes para a saúde. “Hoje em dia, ficamos tão ocupados com o trabalho e os estudos e nos esquecemos de nos cuidar. Eu passei mal ontem, mas verifiquei a pressão no evento e já melhorou. É importante sempre lembrar desse cuidado”, destacou.

Os organizadores da atividade alertam que muitos casos de morte prematura estão relacionados ao acúmulo de gordura na cintura, que, em taxa elevada, pode levar à coronariopatia, hipertensão, diabetes leve do tipo 2 e níveis mais altos de ácido úrico, geralmente sem incidência de gota – tipo de artrite, com inflamação nas articulações. Ainda de acordo com os técnicos, a diminuição da gordura abdominal exige mudanças no estilo de vida, com a prática de atividades físicas, abandono do tabagismo, corte ou redução de bebidas alcoólicas e atenção aos hábitos alimentares.

Márcia Sarges, assistente social da GTD, comentou que esse é um trabalho de sensibilização aos servidores, tanto na prevenção quanto na verificação da saúde. “Muitas pessoas não procuram atendimento médico e não fazem exames com frequência, então o nosso objetivo é alertar quanto a esses cuidados. A partir dessa ação, queremos fazer outras, principalmente em abril, na Semana da Saúde, e identificar servidores que estejam em situação de risco”, explicou.

Segundo Dinamara Tuna, da Sespa, o mais interessante é ação é porque o número de servidores masculinos é maior, então se torna uma atividade importante para o órgão ambiental. Quanto à saúde, foi avaliado pela equipe da Sespa que muitos profissionais da Semas têm variações na pressão arterial e, sem saber, não buscam ajuda médica. A orientação foi ter mais hábitos saudáveis para evitar consequências no futuro.

Para o Benedito Vilhena, conhecido na secretaria como “Seu Vilhena” e ganhador do prêmio Servidor Nota 10 desse ano, a iniciativa é muito boa. “É importante cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos, porque eles ajudam a evitar muitas doenças. Toda a equipe está de parabéns. Eu ficaria muito feliz se houvesse essa oportunidade para outras pessoas, em comunidades, escolas e interiores. Assim, muitas pessoas não morreriam por falta de cuidado”, falou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará